Austrália -  A Aliança de Recifes de Coral pediu a todos os países do Pacífico Sul que sigam o exemplo de Nova Caledônia e proíbam a caça de tubarões para salvá-los da extinção. O representante de Aliança em Fiji, Arthur Sokimi, disse à "Rádio Austrália" que os Governos do Pacífico cumprem uma função crucial na proteção  dos tubarões, já que em suas "águasdistantes" é onde se produz a maior parte da caça destes animais. "Se a proteção dos tubarões no Pacífico aumentar, será melhor para sua população", enfatizou Sokimi.
Segundo a Organização da ONU para a Agricultura (FAO), cerca de 100 milhões de tubarões morrem por ação do homem, que principalmente lhes amputa as barbatanas para a fabricação de sopas na China e outros países asiáticos.
O ecologista ressaltou a importância da decisão de Nova Caledônia, uma dependência francesa com um status especial que anunciou na semana passada a proibição da caça de tubarões, uma medida que já está vigente na Polinésia francesa, Palau, Ilhas Cook e Samoa americana. Dezenas de espécies de tubarões estão atualmente em perigo de desaparecer do planeta, onde já se arrasou com 90% de sua população nos últimos cem anos.
As informações são da Agência Brasil