Rio -  Cauan Ferreira tem 4 anos. Ao contrário dos meninos de sua idade, é "na dele". Mas esta semana, ao entrar na sala da Academia de jiu-jítsu Soul Fighter, no 2º andar da sede da Associação de Moradores do Morro da Mineira, seus olhos brilharam: depois de dois meses sonhando "lutar" com o pai no tatame, finalmente sua hora chegou.

Cauan ganhou um dos seis quimonos doados às crianças que, como o DIA  mostrou na sua edição do dia 18, estavam na fila de espera para praticar o esporte.

“Ele sempre fica vidrado quando vem comigo aqui”, festejou o pai de Cauan, José Roberto Félix, o Betão, 28 anos. O menino balbuciou sua alegria pelo presente. Disse que vai lutar, falou em medalhas e sorriu quando o pai falou "tamos juntos!"
Cauan faz o cumprimento oriental na estreia do quimono. Ao fundo Isabela, Geisson, Fabiana, Giovana e Raissa | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Cauan faz o cumprimento oriental na estreia do quimono. Ao fundo Isabela, Geisson, Fabiana, Giovana e Raissa | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
As doações foram as primeiras a chegar à Mineira — há promessa de novas levas até o início da semana que vem, para as crianças dos professores Leonardo, Abner e Tiago. Regina Coelli Carvalho, 58 anos, foi a primeira "fada madrinha". Ela conta que, ao ler o jornal, decidiu arregaçar as mangas.

A psicóloga, que também fez feliz Isabela da Reis, 8 anos; Fabiana Silva, 9; Geisson Santos Jr, 9; Raissa Fernandes, 9, e Giovana Souza, 12, atua com um grupo de amigas. Ontem, pisou pela primeira vez na Mineira. Saiu de lá com a sensação de "quero mais".

“Se formos esperar os políticos, eles nada farão. São os braços que trabalham e as mãos que ajudam que vão criar uma sociedade mais justa”. Alguém duvida?

Sem carteirinhas

Findo o desafio de vestir as crianças, o novo objetivo é coloca-los para competir. Com 20 atletas em condições de lutar "em nível", o que falta é verba para fazer as carteirinhas, caras, federar os garotos e assim inscrevê-los em torneios. Enquanto a grana não vem, eles treinam. E treinam, e treinam e treinam...