Rio -  Um jogo de estratégia que promete ser o mais ambicioso da categoria causa polêmica no Rio. Foi anunciada nesta segunda-feira a liberação, pela desenvolvedorabrasileira Nano Studio, da versão de testes do jogo on-line “Favela Wars”, que mostra conflitos de traficantes e policiais cariocas.
Ambientado no Rio de 2041, o game faz um desafio: “torne-se o rei do morro ou acorde na vala”. E usa modelo de estratégia em turnos. O jogador escolhe entre a delegacia e a favela seu quartel-general e, com sua equipe, deve aniquilar os inimigos.
Com batedores e atiradores de elite da polícia e matadores e soldados do tráfico como heróis, o jogo permite que armas e integrantes extras sejam adquiridos com créditos. Eles são conquistados em partidas ou adquiridos com dinheiro real.
Dan Eisenberg, diretor da Nano Studio, diz considerar a polêmica natural. Ele alega que o jogo nem é tão realista ao retratar as favelas. “A violência é que pode manchar a imagem da cidade. Escolhemos um futuro próximo, em 2041, para que as pessoas reflitam. Estamos em processo de pacificação no Rio, mas e se não der certo?”, indagou .
 
Tiros na Linha Vermelha
Ele explica que não quer estimular a violência. E conta que a ideia de criar o jogo surgiu quando presenciou um tiroteio na Linha Vermelha.
A antropóloga Alba Zaluar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discorda de Eisenberg. Para ela, o jogo mancha a imagem do Rio. “É uma maneira de eternizar a cidade como violenta”. A Secretaria Estadual de Segurança não comentou.