Rio -  Ex-alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) são mais contratados por empresas de grande porte nas áreas de Informática, Beleza, Turismo e Construção Civil. Quem sai com diploma na instituição tem chances de ingressar em empresas nacionais e internacionais. Com a abertura de 29 mil vagas de cursos, semana passada, para qualificação profissional gratuita no estado, essa é a hora de apostar na construção de carreira.
As chances são nas mais diversas áreas como, Construção Civil, Informática, e Hospitalidade e Lazer. A oportunidade de sair de lá com diploma está mais ampliada com essa quantidade de vagas oferecidas. Jovens moradores de áreas pacificadas serão beneficiados no processo.

VEIO COM A PACIFICAÇÃO
Em escolas da Faetec localizadas em comunidades com UPPs, os cursos de Hospitalidade aumentam as chances de empregabilidade dos alunos. Segundo a fundação, eles saem capacitados para trabalhar em segmentos com demandas no mercado, criadas a partir da realização de eventos internacionais no Rio.
Há unidades da Faetec no Batan, Alemão, Chapéu Mangueira, Santa Marta e Cidade de Deus. Os moradores também podem optar por se especializar nos cursos de Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista, Garçom, Bartender, Confeiteiro, fora as capacitações relacionadas a outras áreas.
Na opinião do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, essa é a porta de entrada para moradores de comunidades carentes terem qualificação gratuita e chances em empresas. “É a segunda vez só neste ano que a Faetec abre uma variedade de cursos para que a população se qualifique rapidamente e garanta seu lugar no mercado de trabalho”, conta.
De acordo com Tutuca, são quase 30 mil vagas em diversos setores, incluindo aí as comunidades pacificadas que terão lugar de destaque durante os grandes eventos internacionais que o Rioirá sediar. Confira abaixo como tentar as vagas.
ESPECIALISTA ORIENTA
ANTES DO INGRESSO
Quem vai tentar uma das 29 mil vagas da Faetec já pode começar a se preparar. Daniel Moraes, professor do curso preparatório Progressão Autêntico,orienta: “O jovem precisa ter em mente o que ele quer ser. Digo, é uma ótima formação para quem vai sair do Ensino Médio e considera fazer graduação”, destaca.

E A PROVA?
Moraes, que dá aulas de Língua Portuguesa no Progressão Autêntico, também dá as dicas: “A prova é divida entre Português e Matemática. Quanto à primeira, eu sugiro focar em conhecimentos gerais, atualidades. Há muita questão de interpretação e semântica”.

FORMADOS ‘DECOLAM’
O contato com os cursos de qualificação gratuita da Faetec não deixa os alunos e ex-alunos de mãos vazias, na opinião de Daniel Moraes. O professor conta que desde as aulas de preparação para entrar na instituição, há muito interesse na construção decarreira. Quando passam no processo de seleção, conseguem estágio logo depois de algum tempo. “Conheço diversas pessoas que saíram da Faetec e hoje estão na Petrobras, em redes de hotéis como o Sheraton e ótimos hospitais”, conta.

NOVOS TEMPOS
Segundo Celso Pansera, presidente da Faetec, a intenção é mostrar para o aluno que o ensino técnico é uma ‘trampolim’ se estabelecer no mercado. “Ele ganha um fôlego para cursar o Ensino Superior, explorando possibilidades como pós ou até mestrado”.