Rio -  A cultura da Baixada Fluminense está em festa, com grandes eventos previstos para este ano, a começar pelo Dia da Baixada, celebrado na terça-feira, 30 de abril.

O Festival de Dança de Nova Iguaçu, em agosto, e o encontro de teatro Encontrarte, em setembro, também em Nova Iguaçu, são alguns dos eventos programados.

Neste sábado, às 10h, em Duque de Caxias, gestores de cultura, produtores, professores e artistas da região participam de um debate, no Teatro Raul Cortez, no Centro. O objetivo é definir um plano estadual de cultura com ênfase na produção da Baixada Fluminense.
Tereza Petsold e o grupo Expressão vão estar no Festival de Dança | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Tereza Petsold e o grupo Expressão vão estar no Festival de Dança | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“É fundamental a união das cidades. Isso cria a possibilidade de produções locais, com a identidade da região e isso é muito importante para desenvolvermos projetos. Acredito que fará desenvolver ainda mais a capacidade cultural do estado”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, o cineasta Jesus Chediak.

Estarão presentes no fórum representantes de todos os municípios da Baixada. Outras reuniões ainda serão realizadas no primeiro semestre, com o objetivo da implantação de um sistema estadual de cultura, visando aproveitar as características culturais próprias de cada cidade e cada região.

Na segunda-feira, a Prefeitura de Duque de Caxias fará uma homenagem ao coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus no Teatro Raul Cortez, pela celebração do Dia Internacional da Dança.
Walber, Alberto, Avelino e Marcelo Reis, produtores culturais da Baixada que apostam nos valores da região | Foto: Leo Fernandes / Agência O Dia
Walber, Alberto, Avelino e Marcelo Reis, produtores culturais da Baixada que apostam nos valores da região | Foto: Leo Fernandes / Agência O Dia
A apresentação contará com grupos de dança da cidade, além de um telão no qual serão exibidos depoimentos de pessoas importantes na vida dele e vídeos de sua carreira.

Outra atração na cultura da Baixada é o Encontrarte, encontro de teatro que será realizado pela 11ª vez na região. O evento, com patrocínio da Petrobras, tem como característica a exibição de espetáculos gratuitos em várias cidades da Baixada.

Para o jornalista e produtor cultural Alberto Aquino, a Baixada vive um momento único em que a população atravessa uma fase de valorização da autoestima.

Ele torce para que a Fazenda São Bernardino, importante marco histórico de Nova Iguaçu, que hoje está abandonada, seja restaurada para que vire um novo ponto de cultura.

Alberto Aquino, ao lado de Avelino Ribeiro, Marcelo Reis e Walber Ribeiro são os principais produtores culturais da Baixada.

Festival de Dança de Nova Iguaçu prevê reunir mais de 120 mil pessoas

Com previsão de receber em agosto mais de 120 mil pessoas, três mil bailarinos e cerca de 100 academias, o Festival de Dança de Nova Iguaçu já faz parte do calendário cultural da região.

A organizadora, a bailarina Tereza Petsold, diz que o evento promove integração única entre academias de dança da Baixada e de outras regiões.

No ano passado, Kailar Davi, de 9 anos, aluno da turma de balé infantil da academia, e Claryssa Barbosa, de 11 anos, do Projeto Social Dança Viva, foram aprovados para a Escola Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville (SC).

Formada em balé clássico na Academia de Tatiana Leskova, Tereza Petsold criou e mantém a academia de dança e o grupo Expressão.

“Eu aprendi a gostar de Nova Iguaçu muito cedo, sempre procurei estudar e fazer mais pela minha cidade”, diz Tereza.

A academia dela oferece aulas de diversos estilos de dança. E Tereza já prepara seus alunos para a 20ª edição do Festival de Dança de Nova Iguaçu.

Segundo a bailarina, mais uma vez haverá parceria com a Escola de Teatro Bolshoi, que realizará oficinas e audições com os participantes. Há possibilidade de mais alunos serem chamados para a escola.

Teatro grátis para quem chegar primeiro
Escolhido como um dos movimentos culturais mais importantes e esperados da região, o Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (Encontrarte) é uma das organizações que mais oferecem espetáculos de qualidade de arte e cultura.

O evento é produzido por Fábio Mateus, Claudina Oliveira e Tiago Costa.  Ganhador do Prêmio Cultura Nova Dez do governo do estado em 2004 e do Prêmio Baixada em 2005, o Encontrarte surgiu como uma oportunidade de levar espetáculos teatrais gratuitos aos moradores da região, já que não há muitos teatros na Baixada.

Além da apresentação de peças, o Encontrarte promove oficinas, sempre com atores mais experientes. O evento, inicialmente, levava peças de teatro a vários locais da Baixada Fluminense, como escolas e centros culturais. Nos últimos anos, o Encontrarte passou a ser realizado apenas em Nova Iguaçu.

De acordo com Fábio Mateus, um dos produtores do Encontrarte, este ano os grupos participantes ainda não foram definidos. O lançamento do edital será no dia 30 de abril e o evento acontece em setembro, em Nova Iguaçu.

Fábio Mateus foi fundador e instrutor da primeira oficina permanente de teatro e circo da Baixada, em São João de Meriti, entre 2000 e 2004.

Atualmente, faz parte da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro. Para acompanhar a programação e as atrações do próximo Encontrarte, basta entrar no site www.encontrarte.com.br.