Escócia - Dois crocodilos conseguiram se salvar de um incêndio após terem ficado submersos em uma piscina em um zoológico na Escócia, neste sábado. O fogo se alastrou por uma casa tropical, que faz parte do local e matou mais da metade dos animais, incluindo cobras, lagartos, tartarugas, jabutis e uma colônia de 500 mil formigas-cortadeiras. Pelo menos 50 bombeiros tentaram conter o incêndio durante cinco horas. 
Casa tropical: vários répteis morreram durante incêndio | Foto: Reprodução Internet
Casa tropical: vários répteis morreram durante incêndio | Foto: Reprodução Internet
O porta-voz do zoológico, Lesley Coupar, disse que os proprietários, que moram a 200 metros do lugar, ficaram devastados com o incêndio. "Eles vivem para os animais e trabalham incansavelmente para o zoológico", disse Coupar. Os donos foram acordados pelo alarme de incêndio por volta das 4h da manhã (horário local). Ele afirma que os crocodilos só sobreviveram porque eles conseguem ficar submersos de 30 a 40 minutos.
Um inventário completo dos animais que morreram será aberto nos próximos dias. Um veterinários examinou os sobreviventes que foram resgatados pelos bombeiros, entre eles, uns lêmures que sofreram complicações por conta da fumaça. Nove suricatos fugiram e ainda estão desaparecidos, dois estavam sendo tratados e dois foram abatidos. Uma lontra, iguanas, lagartixas e insetos exóticos, como grilos também estavam entre os mortos.
O Zoológico é uma instituição sem fins lucrativos que usa a renda do local para levantar fundos para ajudar animais que estão necessitados. Em 2005, os proprietários arrecadaram cerca de R$ 240 mil para salvar três ursos idosos que viviam em condições inadequadas, na Bélgica. Um porta-voz do Serviço de Bombeiros confirmou que está investigando a causa do incêndio.