Rio -  A conta de gás de 735 mil consumidores residenciais da CEG no Município do Rio e na Região Metropolitana do estado pode subir 4% nos próximos meses. Proposta com aumento da tarifa será analisada em audiência pública no próximo dia 24 pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa). Vai ser a primeira reunião para avaliar a correção dos valores, de acordo com a revisão quinquenal.
Foto: Banco de imagens
Foto: Banco de imagens
A proposta encaminhada à agência prevê ainda a queda de 15% no valor da tarifa para os mais de 22 mil clientes residenciais da GEG-Rio, que atende a 72 municípios nas áreas do Norte do estado e Noroeste Fluminense, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Região Serrana e Centro Sul e Baía de Ilha Grande.
Os mais de 10 mil consumidores comerciais da CEG (capital e Região Metropolitana) podem ter redução de 12%. Já os 209 estabelecimentos comerciais atendidos pela CEG Rio terão diminuição de 20%.
O setor mais beneficiado pela proposta elaborada pelas concessionárias e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico será o industrial. A tarifa do gás pode cair 50% para indústrias que consomem até 200 metros cúbicos diários. Já os grandes consumidores (mais de um milhão de metros cúbicos ao dia) teriam queda de apenas 2%. Não haverá alteração para o Gás Natural Veicular (GNV).