Rio -  Conhecer a banca organizadora do concurso é fundamental para que o candidato tenha sucesso na prova. Além de ajudar a orientar os estudos, a familiarização com o tipo de prova e os assuntos cobrados evita surpresas na hora da avaliação e contribui para que o candidato fique menos ansioso.
Para o professor do IOB Concursos, Osmar Pastore, observar as características das bancas é importante principalmente para os candidatos que têm menos tempo de preparação. “As bancas organizadoras mantêm certa orientação quanto à preparação das questões. Mesmo que os elaboradores sejam outros, elas tendem a seguir o estilo e o foco adotado anteriormente. Por isso, prestar atenção ao tipo de prova pode ser útil para otimizar os estudos e focar no que realmente importa”, explica.
O professor Juarez Lopes dá aula para o candidato do concurso para o Banco Central, Gilberto Vieira, aluno da Central do Concurso Público | Foto: Divulgação
O professor Juarez Lopes dá aula para o candidato do concurso para o Banco Central, Gilberto Vieira, aluno da Central do Concurso Público | Foto: Divulgação
A dica de Juarez Lopes, diretor do Instituto de Otimização da Mente (IOM), é lembrar que cada banca segue uma corrente de pensamento distinta. O especialista alerta: “Quando fizer prova, não tenha personalidade, afinal, seu objetivo não é defender tese, mas passar no concurso. Tenho certeza de que não passará se discordar da banca”.
O candidato que quiser conhecer melhor a banca que organizará o concurso que ele disputará pode recorrer à internet. Osmar Pastore conta que é possível encontrar provas antigas na rede e ainda comentários sobre as questões no YouTube e em fóruns especializados.
CESPE/UNB
De acordo com o professor Juarez Lopes, essa banca não costuma cobrar todos os itens do edital. “O candidato deve fazer questões anteriores a fim de se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes. Atenção aos pequenos detalhes do enunciado. As ‘pegadinhas’ são uma característica da banca”, alerta o especialista.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS — FCC
Costuma cobrar todos os itens do edital. Juarez adianta: “A prova da FCC é mais literal e isso favorece a memória. Nessas avaliações, vale a decoreba”, diz.
CESGRANRIO
Para o professor, as provas da Cesgranrio exigem muita atenção por parte do candidato, mas o nível de complexidade é mediano. “Essa banca tem o costume de distribuir as questões por todos os itens do edital, obrigando o candidato a estudar todos os tópicos. ‘Pegadinhas’ são comuns”.