Rio -  Começa nesta segunda e vai até 26 de abril, em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. No Rio, a meta é imunizar mais de um milhão de cariocas. Durante esses onze dias os postos de saúde ou Clínicas da Família estarão disponíveis, das 8h às 17h, para receber a população. Além disso, no sábado, 20 de abril, igrejas, creches e centros comunitários também vão aderir à campanha.
Foto: Banco de imagens
Foto: Banco de imagens
A vacina é gratuita para idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas,gestantes, doentes crônicos e profissionais da saúde. Além disso, este ano foram agregadas ao grupo as mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do dia em que forem se vacinar. A ideia é proteger da transmissão do vírus os bebês recém-nascidos.
A injeção protegerá o público-alvo das versões mais fortes do vírus, para evitar que desenvolvam doenças graves, comopneumonias, que podem levar a internações e até à morte. “Essa parcela da população é mais vulnerável e possui o sistema imunológico menos resistente, por isso a importância de se repetir a vacina todos os anos”, afirma Maria Cristina Lemos, Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde.
Ano passado, 973 mil pessoas foram imunizadas no município do Rio de Janeiro, o equivalente a 80,4% do público-alvo. A meta deste ano é manter a mesma porcentagem, atingindo 1.067.497 pessoas.
Mas quem tem doenças neurológicas, histórico de alergias graves relacionadas a ovo ou tenha apresentado reação às versões anteriores da vacina, deve procurar um médico antes de dirigir-se ao posto de saúde. “Pessoas febris também devem averiguar o motivo do sintoma antes de se vacinarem”, orienta Maria Cristina.
Segundo dados da prefeitura, a vacina pode reduzir em até 75% a mortalidade por complicações da gripe.
QUEM TEM DIREITO
A vacina é oferecida gratuitamente para idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto na data da vacina, doentes crônicos e profissionais da saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% destes grupos. Quem não pertence ao público-alvo só consegue a dose em clínicas privadas, que cobram cerca de R$ 100.

CONTRAINDICAÇÕES
Portadores de doenças neurológicas, alérgicos a ovo, pessoas em estado febril ou que apresentaram reação a versões anteriores da vacina deve procurar um médico antes de se imunizar.
ONDE TOMAR A VACINA
A vacina estará disponível de hoje até o dia 26 de abril em Postos de Saúde e Clínicas da Família, das 8h às 17h. No dia 20, igrejas, creches e centros comunitários também disponibilizarão o serviço.