Rio -  Quem pensa que hotel de turista é só na Zona Sul deve rever seus conceitos. Com o setor aquecido e novas opções de lazer, o Rio já tem opções de albergues no subúrbio.

inovação inclui de vez a região no mapa turístico da cidade e se alinha ao circuito carioca que vai muito além das praias e tradicionais pontos de visitação. E quem não quer conhecer a genuína Cidade Maravilhosa?
Nilton, dono do albergue Recanto Global, no Rocha: cabine telefônica londrina é destaque na decoração | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Nilton, dono do albergue Recanto Global, no Rocha: cabine telefônica londrina é destaque na decoração | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
“A gente não tem praia, mas tem o Engenhão, a Mangueira, o Teleférico do Alemão... Mostramos esses atrativos, sem deixar de indicar o Cristo e o Pão de Açúcar”, destaca Nilton Fonseca, proprietário do Hostel Recanto Global, no Rocha, Zona Norte, criado há menos de um ano.

Atraído pela ideia da hospedagem durante a Rio+20, ele a levou tão a sério que hoje é referência no bairro: “A vizinhança adorou o hostel e tem orgulho de ver gente de todo mundo por aqui”, observou Nilton. O albergue oferece 70 cômodos, com diária de R$ 30 (com café da manhã).

Pioneiro na empreitada com o "veterano" Trek & Fly Hostel, desde 2011, no Méier, o jornalista e empresário Luis Pereira, 38, viu na Zona Norte a possibilidade de um novo mercado.

“Há albergues em toda esquina de Copacabana. Seria mais do mesmo, fora os altos custos. Muitos turistas querem fugir da agitação. Eles gostam da praia, mas vão só visitar...”, contou Luis, que morou mais de 20 anos fora e pesquisou diversos albergues pelo mundo.

“A escolha foi pensada. O ambiente é familiar, e aqui é perto de tudo: acessos à Floresta da Tijuca, às linhas Amarela e Vermelha (que leva ao Galeão), além de ter transporte para qualquer lugar”, ressaltou. O preço a diária é de R$ 28, incluindo café da manhã.

"Gosto do clima do bairro", diz francês

Não é só a localização que se destaca. No quesito criatividade, os albergues da Zona Norte se superam. Com quintal amplo, o Trek e Fly tem espaço até para barracas de camping.

“É a segunda vez que me hospedo aqui. Descobri o albergue pesquisando pelo www.booking.com. Gosto do clima do bairro e de passear na Rua Dias da Cruz. Também visito Copacabana quase todo dia”, contou o francês François Vadgel, 53 anos.

Pela primeira vez em albergue, o paulista Robson Ramos, 33, escolheu o Méier como hospedagem pela proximidade do serviço: “Vim a trabalho e vou a pé até o local. Gostei do clima de coletividade de albergue e também do bairro”, aprovou o técnico em eletrônica.
Um dos cômodos do Hostel Recanto Global, que oferece 70 vagas | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Um dos cômodos do Hostel Recanto Global, que oferece 70 vagas | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O Recanto Global atrai hóspedes pelos detalhes: cada turista estrangeiro que se hospedar no albegue verá a bandeira de seu país na porta.

Objetos decorativos que lembram cada nacionalidade também são mimos para visitantes. “São referências que não são só da cultura brasileira”, disse Nilton.