Rio -  A Receita Federal anunciou a suspensão do PIS/Cofins para a carne de frango. Uma boa notícia para quem tem visto o preço do tomate nas alturas nos supermercados. Além da desoneração do frango, o consumidor encontra a carne bovina em promoção, principalmente por conta do período que antecede o inverno.
O Índice de Preço ao Consumidor (IPC-S) do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), comprova que os preços caíram de 8 de março a 7 de abril. A variação do preço na carne de frango foi de -0,11%. Já de 16 de março a 15 de abril, a queda ficou em -1,65%.
POSTOS ESCASSOS
Nessa época do ano, é comum que o preço das carnes baixe, de acordo com André Braz, economista da FGV. Ele explica que a oferta é maior porque em breve as pastagens ficarão escassas. Por precaução, o gado é abatido.
“Durante o inverno, a falta de chuva não garante o vigor das pastagens e o gado perde peso. Além disso, a carne bovina também foi desonerada de impostos”, detalha.
Os próprios varejistas já percebem que a venda de carnes está mais aquecida. A constatação é feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea-Esalq). “Agentes do segmento varejista consultados pelo Cepea relatam melhora das vendas”, informam os pesquisadores.
André Braz completa: “A carne, por não ter registrado alta forte nos últimos 12 meses, aparece mais na mesa do brasileiro. A desoneração do produto também deve ajudar nesse processo.”