Rio -  A velha frase: arraste os móveis, tire o tapete da sala e comece a bailar. No projeto ‘Abril a Pista de Dança’, que estreia hoje na Lapa, é diferente: em meio ao espaçourbano, demonstrações e aulões de dança, realizados pela companhia Carlinhos de Jesus e por várias outras, como a Nuevos Aires (de tango) e a Carlos Bolacha. Ritmos como zouk, salsa, samba e forró estão em pauta.
Para esquentar a pista, é só chegar e assistir | Foto: Divulgação
Para esquentar a pista, é só chegar e assistir  | Foto: Divulgação
Hoje e sábado, o evento ocupa a Praça Cardeal Câmara, nos Arcos da Lapa, com exibições e aula em grupo das 19h às 21h. Depois, baile até meia-noite. No domingo, a pista voa até a Praça Tiradentes, bem próximo da mitológica Gafieira Estudantina, e acontece um encontro entre os dançarinos do festival e o público. Nas três noites, a banda Signus faz a trilha sonora para os passos dos dançarinos.
“Vamos mostrar a possibilidade de dançar. Dança é cotidiano. Uma pessoa levanta da cama, toma café, sai de casa ... tudo isso pode ser coreografado”, diz Carlinhos, que promete uma homenagem à Estudantina e à lendária professora de dança Maria Antonieta Guaycurus de Souza (1927-2009). “Vamos dançar à memória dela, na varanda da casa”.
Serviço:
Praça Cardeal Câmara - Arcos da Lapa s/nº, Lapa. Hoje e amanhã, das 19h à meia-noite. PRAÇA TIRADENTES. Centro. Dom, das 17h às 21h.

Reportagem de Ricardo Schott