Rio -  Rogério Leite comprou  há quatro anos duas cadeiras cativas no Maracanã. Um sonho antigo para assistir aos jogos do Fluminense, que foi usado como garantia paramarcar presença na Copa do Mundo de 2014 e que não será mais possível segundo o governo estadual. O secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fitchner, confirmou na última quarta-feira que os proprietários das cadeiras cativas não terão direito de usá-las nas competições da Fifa.

A decisão, que também cabe para a Olimpíada, não é surpresa para Rogério, de 49 anos, que vinha acompanhando o imbróglio na esperança de uma decisão final favorável. “É frustrante, mas dá para entender. Pelo jeito como as coisas funcionam no nosso país, não fico surpreso. Só esperava pela decisão para buscar um ressarcimento. É a cassação de um direito”, afirmou Rogério.
Operários dão últimos retoques nas lonas de cobertura do Maracanã | Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia
Cadeiras cativas do Maracanã geram polêmica | Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia
No Pan de 2007, os proprietários tiveram o mesmo problema e conseguiram na Justiça os ingressos para entrar no Maracanã. Agora, o governo do estado já se prepara para ofensiva igual.

“O estádio será entregue inteiramente à Fifa, é um comprometimento do país. Os titulares não terão direito a utilizar as cadeiras nesse período. Temos uma lei estadual editada, que assim dispõe. Se entrarem com ação, vamos discutir no poder judiciário”, disse Fitchner.
Maracanã ainda passa por reformas | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Maracanã ainda passa por reformas | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
O embate na Justiça parece inevitável, mas antes de dar esse passo, Rogério prefere aguardar, na esperança de que o Estado distribua parte da cota de ingressos a que tem direito aos proprietários das cadeiras cativas. “Minha expectativa é a de que haja uma compensação voluntária. Caso contrário, irei à Justiça”, prometeu Rogério, que também deve ser proibido de entrar no Maracanã em outros eventos que não sejam jogos de futebol.
SORTEIO DAS CADEIRAS

A decisão de liberar as cadeiras para os proprietários em shows dependerá do vencedor da licitação para explorar o Maracanã e deve dar nova dor de cabeça. Mas o problema é antigo “No show do Roberto Carlos, meus lugares estavam tomados por outras pessoas”, revela Rogério.

A partir desta sexta-feira, ele e os outros 4.967 proprietários poderão fazer o recadastramento pela internet até 10 de maio para poder participar do sorteio do novo posicionamento das cadeiras cativas. O evento será realizado pela Loterj e terá auditoria da PUC.

No novo Maracanã continuarão existindo cinco setores, mas agora todos serão na parte superior (antes da obra, três setores ficavam no anel inferior). Quem perder o recadastramento, poderá participar do segundo sorteio, com os locais que sobrarem.

“O antigo Maracanã não existe mais, foi repaginado. A decisão foi fazer um sorteio para não cometer qualquer injustiça”, completou Fitchner.