Rio -  De olho nos contribuintes que vão receber restituição do Imposto de Renda, bancos já abriram linhas de crédito que antecipam o dinheiro que será devolvido pela Receita de junho a dezembro, em sete lotes. As taxas são mais baixas do que de outras modalidades de créditos, até mesmo se comparadas com as do consignado. Os juros para antecipar a restituição variam de 1,57% ao mês, na Caixa Econômica, a 2,99%, no HSBC.
O militar Thales Constâncio já fez a declaração de vários familiares, mas ainda não preparou a dele próprio | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
O militar Thales Constâncio já fez a declaração de vários familiares, mas ainda não preparou a dele próprio | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Para ter a antecipação, o contribuinte precisa ser correntista e ter indicado a conta corrente que mantém no banco ao preencher a declaração do IR. Conforme o banco, o cliente pode receber até 100% da restituição. No ano passado, somente nos dois primeiros lotes do IR, pagos pela Receita, em junho e julho, mais de 3 milhões receberam restituição.
Em geral, os bancos dão prazo até dezembro para o cliente pagar a antecipação, em parcela única, logo assim que o Leão libera a restituição.
Mas os clientes devem ficar atentos e analisar a necessidade de antecipar a restituição. Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec-RJ, orienta que só vale à pena, caso o contribuinte tenha dívidas com juros altos. “Cheque especial e cartão de crédito são exemplos de dívidas que podem ser zeradas com a antecipação. O contribuinte não deve antecipar para consumir ou aplicar. Só mesmo para pagar dívidas”, avisa.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O especialista alerta ainda para o risco de o contribuinte cair na malha fina. “Como o banco condiciona a quitação do empréstimo à liberação da restituição, se demorar a sair, o cliente paga mais juros. E se vencer o prazo estabelecido, a dívida migra para modalidade com juros mais altos”, explica.
Fazer lista para se organizar
Para os retardatários que ainda não enviaram a declaração — o prazo termina quarta-feira — vai a dica da presidenta do Conselho Regional de Contabilidade do Rio, Diva Gesualdi: “Deve fazer lista que ajude a verificar se está com toda documentação. É bom ter pasta para guardar documentos exigidos para não se perder na hora de preencher”.
É o que precisa fazer o militar Thales Constâncio, 23 anos, que ainda não organizou seus documentos. Ele garante que na segunda-feira vai se acertar com o Leão. E se não fechar a tempo, mandará a declaração dentro do prazo e fará depois uma retificadora.
Lotes são corrigidos pela Selic
O professor do Ibmec Gilberto Braga destaca que se o contribuinte que não está com dívida deve esperar os lotes de restituição da Receita. Os valores vão corrigidos pela taxa Selic mais 1%. A taxa básica da economia está em 7,5%. “É um bom rendimento para quem pode esperar”, avalia. Segundo ele, as taxas são mais baixas pelo fato de o banco considerar que a restituição é uma garantia de que vai receber o dinheiro de volta.