Rio -  O futebol está em alta na Baixada. Antes mesmo do fim do Campeonato Carioca, três clubes da região já têm motivos de sobra para comemorar.

Com boas campanhas na Taça Guanabara e na Taça Rio, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Audax, de São João de Meriti, surpreenderam os grandes do Rio, se mantiveram na elite do futebol carioca, e agora, fazem planos para o segundo semestre, quando disputarão aCopa Rio e as séries C e D do Brasileiro.
Audax, de São João de Meriti, tem salário em dia e estrutura de fazer inveja a muito clube grande | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Audax, de São João de Meriti, tem salário em dia e estrutura de fazer inveja a muito clube grande |Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Berço de craques como o tetracampeão mundial Zinho, a Baixada ainda é palco de um dos maiores campeonatos de pelada do estado, o Brasileirão da Baixada, em Belford Roxo, que conta com 32 equipes.

Com a melhor campanha dos clubes da Baixada no Carioca, o Audax comemora sua primeira participação na elite.Exemplo de organização, o clube oferece todas as condições para que um atleta tenha bom rendimento, como três campos oficiais, fisiologista, e o principal ingrediente: salários pagos em dia.

Na montagem do elenco, o clube mesclou jovens revelados na casa com outros experientes, como Fabiano Eller, Leandro Bonfim e Andrade.
Brasileirão da Baixada: competição de futebol amador em Belford Roxo quer revelar futuros craques | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Brasileirão da Baixada: competição de futebol amador em Belford Roxo quer revelar futuros craques | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O resultado foi satisfatório e o clube fez boa campanha e até venceu o Flamengo por 2 a 1. No confronto entre os pequenos, o Audax obteve o terceiro melhor desempenho, com 19 pontos, a um ponto de distância de Boavista e Resende.

“A nossa primeira participação foi positiva. Conseguimos mostrar nossa organização dentro e fora de campo e ficamos na briga por uma vaga nas semifinais nos dois turnos. Fizemos boa mescla de jogadores e o resultado foi extremamente satisfatório”, comenta o coordenador do Audax, Michel Cravo.
Jânio Moraes, presidente do Nova Iguaçu, na sala de troféus do clube | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Jânio Moraes, presidente do Nova Iguaçu, na sala de troféus do clube | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Agora, o time inicia o planejamento para a Copa Rio, torneio em que foi campeão em 2010. Além da classificação, o time pode comemorar a revelação de jogadores como o jovem Hyuri, de 22 anos. O atacante saiu do banco e marcou dois gols no Carioca, um deles, o da vitória contra o Flamengo.

Quatro brigam por mais duas vagas

Com Audax, Duque de Caxias e Nova iguaçu garantidos, o número de clubes da Baixada no Carioca 2014 ainda pode aumentar.

Mesquita, Tigres, de Duque de Caxias, e Artsul, de Nova Iguaçu, concentram suas forças para a disputa do segundo turno da Série B e buscam duas vagas na elite do Estadual de 2014.

Além deles, o América, que manda seus jogos em Mesquita, também luta pela volta à elite e pode se tornar mais um a representar a força do futebol da Baixada.
Belford Roxo é palco de torneio de pelada com 32 clubes e 960 atletas

O Brasileirão da Baixada,campeonato amador de Belford Roxo, é prova de que o futebol nos campos de pelada está mais vivo do que nunca. Na competição, que tem o apoio da prefeitura, participam 32 clubes, com 960 atletas, e tem até escolha de musa pela internet.

O sistema é semelhante ao de uma Copa do Mundo. Os times são divididos em oito grupos, sendo que os dois melhores avançam para a próxima fase, quando ocorre um mata-mata.

Na final, prevista para o dia 23 de junho, campeão e vice recebem prêmios em dinheiro. A musa e o artilheiro do Brasileirão também são premiados. A musa precisa estar presente em todas as partidas do seu time. A escolha é feita em votação pela internet.

A organização do campeonato tem até um tribunal de justiça, em que atos de indisciplina são passíveis de punição. Nem o famoso bicho foi esquecido. Só que na pelada, o pagamento é feito com churrasco e cerveja.

Nova Iguaçu vai disputar a Série D

Apesar de garantir a permanência na elite do futebol carioca, o Nova Iguaçu quer continuar crescendo e alimenta esperança de bons resultados na Série D do Brasileiro, competição que vai disputar no segundo semestre.

Embora tenha ficado satisfeito com a permanência do clube na primeira divisão, o presidente, Jânio Moraes, anuncia reformulações, e acha que o time pode melhorar.
“Estamos corrigindo os erros, buscando novas contratações. Entraremos na Série D com a mesma empolgação com que disputamos o Estadual”, diz o dirigente.

Já o Duque de Caxias, outro a se manter na elite, mira sua atenção para a disputa da Série C do Brasileiro e para a Copa Rio.