Estados Unidos -  Pela primeira vez na história de uma escola do estado da Geórgia, nos EUA, alunos brancos e negros puderam dançar juntos no baile de formatura do Ensino Médio. A festa da turma da Wilcox County High School, sábado, foi realizada quase 60 anos após a Suprema Corte dos Estados Unidos ter proibido a segregação racial nas escolas do país.
Casais puderam dançar juntos na festa da Wilcox County High School | Foto: Representação
Casais puderam dançar juntos na festa da Wilcox County High School | Foto: Representação
Em 1954, a decisão judicial ordenou que todos os estados americanos acabassem com a separação racial nos colégios. A Geórgia só aderiu seis anos depois, sob ameaça de o governo federal fechar todas as escolas locais. Mas embora as crianças negras e brancas tenham passado a dividir as salas de aula, os bailes continuaram separados, financiados pelos pais dos alunos.
Segundo o jornal ‘Huffington Post’, este ano um grupo de quatro amigas — duas negras e duas brancas — resolveram juntar dinheiro através de uma campanha pelo Facebook para fazer um baile integrado. Rapidamente, as meninas conseguiram cerca de 30 mil “curtidas”.
A ideia de Stephanie Sinnot, Mareshia Rucker, Quanesha Wallace e Keela Bloodworth deu tão certo que o distrito escolar anunciou que a partir do próximo ano o baile de formatura integrado será adotado oficialmente por todas as escolas.