Iraque - Pelo menos nove pessoas morreram nesta segunda-feira e 49 ficaram feridas após a explosão de três carros-bomba em áreas de maioria xiita no sul do Iraque, informou uma fonte da Polícia local. Dois veículos carregados com explosivos explodiram na cidade de Al Emara, 350 quilômetros ao sul de Bagdá, em um mercado popular, onde seis pessoas morreram e 28 ficaram feridas.
Outras três pessoas morreram e 21 sofreram ferimentos com a detonação de um terceiro carro-bomba em Al Diwaniya, 180 quilômetros ao sul da capital do país. Estes atentados aconteceram no meio da onda de violência vivida pelo Iraque após a morte de 26 pessoas na terça-feira passada em um ataque do Exército e da Polícia contra uma praça onde os sunitas costumam protestar na cidade de Al Hueiya, na província de Kirkuk, no norte do país.
Após esse fato, mais de uma centena de pessoas morreu nos últimos dias em atentados e choques entre as forças da ordem e milicianos tribais sunitas em diferentes pontos do país.
Esta manhã, dois soldados morreram e outros dois ficaram feridos por tiros com metralhadoras durante um ataque a um posto de controle do Exército na área de Yazreb, na província de maioria sunita de Salah ad-Din. No sábado, o primeiro-ministro Nouri al Maliki denunciou que a violência confessional que castigou o Iraque anos atrás retornou ao país, "não por mera casualidade, mas com planos estudados", advertindo que o sectarismo não conhece fronteiras.
As informações são da EFE