Rio -  De grão em grão, Rogean Rodrigues enche o papo da família dele e de mais três ajudantes. Dedicado a trabalhar durante um mês para erguer um castelo que só fica em pé por 60 dias, o escultor de areia mais famoso de Copacabana se orgulha do seu reino.
Embarcou nas viagens de um colombiano que lhe ensinou o ofício e exportou sua arte para o Brasil e o mundo. Há nove anos, exibe suas obras em frente à antiga Help e mantém outro ponto a cerca de três quadras dali. Inspirado por Gaudí, o ex-engraxate caiu nas graças da imprensa depois de construir um Maracanã gigante, um carro em tamanho real e outras façanhas, tudo só com areia e água.
Rogean Rodrigues | Foto: João Laet / Agência O Dia
Rogean Rodrigues | Foto: João Laet / Agência O Dia
Nos seus pontos na orla, fica de 3ª a domingo, o dia todo. Dois vigias cuidam das obras durante a noite e um assistente divide com ele o trabalho de dia. Mesmo chovendo, o castelo (cheio de detalhes perfeitos, como torres, pontes, janelas e pequenas catapultas) não desaba graças ao uso de um fixador. Muitas construções espanholas ficariam no chinelo se fossem menores — e de areia.
Aos 11 anos, Rogean, que morava na comunidade Pavão-Pavãozinho, ali em Copa, andava pela orla engraxando sapatos quando viu um lindo castelo. Caiu nas graças do responsável, um artista colombiano de passagem no Rio, que o adotou como aprendiz e o levou para Espírito Santo, Minas, Ceará, Amazonas, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador.
O encontro virou tema de dissertação de doutorado da USP. “Íamos de aventureiros. Agora, formei família, só viajo por tempo curto, com convite de resorts ou empresas. Já fui para eventos nas ilhas Maldivas e Maurício. Em junho, vou para o Caribe”, gaba-se Rogean, agora com 31 anos.
No Rio, também trabalha em eventos de hotéis, como Sofitel, Cesar Park, ou feiras. Num campeonato de Stock Car, fez um carro em tamanho real que fez sucesso. Essa semana, exibe um lutador de jiu-jítsu feito para a Copa Podio Brasil. “Vou fazer o Maracanã reformado para a Copa do Mundo e o Papa, para a Jornada Mundial”, antecipa.
O cearense consegue levar de R$ 40 a R$200 por dia como contribuição de pedestres que tiram foto, mas garante um extra com os eventos e viagens. “Tem muita gente que tenta destruir de maldade ou sem querer, toca para ver se é de areia mesmo”, revela, tristonho.
Alonso Gomez-Díaz, o colombiano, não mora mais aqui. Juntos, eles já construíram obras de até 5 metros de altura e duração de mais de um ano, com sistema elétrico de iluminação, paisagismo e bomba d'água para a cascata. “Meu maior orgulho é ter conseguido comprar casa para minha mãe e para mim no morro com meu trabalho”, diz o artista, além de tudo modesto.
1 - QUANTAS PESSOAS MORAM NO PAVÃO-PAVÃOZINHO?
A favela em Copacabana tem cerca de 5 mil habitantes, junto com o Cantagalo, no mesmo bairro.
2 - QUEM É GAUDÍ?
Foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Morreu em 1926, atropelado.
3 - ONDE FICAVA A ANTIGA HELP?
Na praia de Copacabana, entre as ruas Miguel Lemos e Djalma Ulrich. Foi fechada em 2010 e abrigará o Museu da Imagem e do Som.
4 - QUANDO COMEÇA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE?
Evento católico deve atrair cerca de dois milhões de católicos entre os dias 23 e 28 de julho deste ano.
5 - O QUE É ESSA COPA PODIO DE JIU-JITSU?
Um circuito profissional de competições que reúne academias nacionais e internacionais. Vai acontecer em Laranjeiras, no dia 5 de maio.