Rio -  Inaugurado há menos de um ano, o Centro de Educação Infantil Municipal Merendeira Devany de Macedo da Silva, em Muriqui, em Mangaratiba, começa a ‘colher frutos’ com seus projetos socioambientais e educativos.
53 crianças são atendidas no Centro Infantil, onde realizam ações socioambientais e educativas em parceria com a comunidade escolar | Foto: Divulgação
53 crianças são atendidas no Centro Infantil, onde realizam ações socioambientais e educativas em parceria com a comunidade escolar | Foto: Divulgação
Durante todo o ano, a creche realiza trabalhos voltados para a reciclagem. Nesse primeiro momento, a unidade apresenta o Projeto ‘Não queremos Meio Ambiente, queremos o ambiente inteiro’.
O projeto usa pneus reciclados, que viram hortas e assentos. Por toda a extensão da unidade, há um pouco do trabalho desenvolvido pela diretora Denise de Oliveira e pela diretora-adjunta Kátia Farias. “Nós envolvemos todos os funcionários, alunos e a comunidade. Além dos pais, que trazem os pneus descartados para pintar e, virar vaso de plantas. O local fica mais agradável, bonito e acolhedor, tanto para os alunos, que cuidam e regam das plantas, e para os pais que estão vendo seus filhos cuidando do ambiente e podem esperar o atendimento sentados em bancos feitos com os próprios pneus”, destacou a diretora da creche.
Todos os dias, os alunos, que são crianças com até 5 anos de idade, limpam as hortas e regam as plantas, acompanhados de informações sobre os benefícios e importância da reciclagem e preservação ambiental. Além do ensino, em breve as crianças colherão os próprios ‘frutos’, pois a horta conta com plantação de coentro, cheiro verde, salsinha, tomate cereja e outras sementes. “A ação vai além dos muros da escola”, declarou a diretora-adjunta Kátia Farias.