sexta-feira, 26 de abril de 2013

Animais da Mata Atlântica em extinção As caças esportivas, envenenamento de rios e desmatamento de uma forma geral vêm sendo fatores contribuintes com o fim de várias espécies de animais e plantas. Por isso, veja a seguir a relação de animais em extinção da Mata Atlântica e filie-se já a uma ONG para contribuir de alguma forma com o nosso planeta:


O reino animal revela muitas novidades e espécies totalmente novas, que causam o deslumbre dos seres humanos. Neste contexto, é impossível não nos lembrarmos do quão privilegiados somos por vivermos em um país que abriga a maior floresta tropical do mundo e altamente rica em diversidades: a Mata Atlântica. Porém e infelizmente, esta grande riqueza mundial está chegando ao seu fim e, desde que os portugueses colonizaram o território brasileiro com a extração de pau-brasil, se torna evidente e diminuição das áreas verdes do nosso país.
Assim sendo, para você que deseja saber mais, veja quais são os animais que se encontram em extinção na Mata Atlântica:
612345 Animais da Mata Atlântica em extinção Animais da Mata Atlântica em extinção Veja quais são os animais que se encontram extintos da Mata Atlântica (Foto: Divulgação)

Tamanduá bandeira

Este simpático amiguinho, também conhecido como jurumim, tamanduá cavalo, papa-formigas-gigante ou urso-formigueiro gigante, é um bichinho que se alimenta basicamente de formigas e cupins, sendo um dos animais quase extintos da Mata Atlântica. As causas de seu desaparecimento são as caças esportivas e a destruição de seu habitat natural.
612345 Animais da Mata Atlântica em extinção 2 1 Animais da Mata Atlântica em extinção A destruição de seu habitat natural tem sido fator do desaparecimento do Tamanduá-Bandeira (Foto: Divulgação)

Jaguatirica é motivo de preocupação para a IUCN

União Internacional para a Conservação da Natureza afirma que o futuro das jaguatiricas é preocupante, visto que é umanimal quase extinto da Mata Atlântica. O motivo de seu desaparecimento, além das caças esportivas é também a captura deste animal para a criação em cativeiro como um pet exótico, sendo o favorito domercado negro. Outro animal em extinção da Mata Atlântica que possui parentesco com a jaguatirica é a onça pintada, que foi vítima dos envenenamentos nos rios, destruição de seu habitat natural pelo desmatamento e ainda caças humanas.
612345 Animais da Mata Atlântica em extinção 3 Animais da Mata Atlântica em extinção O uso da jaquatirica como animal exótico de estimação têm levado a espécie ao seu fim (Foto: Divulgação)

Muriqui e Anta

  
A anta é um bichinho muito fofo, pertencente à mesma família dos cavalos. Esta espécie de animal está ameaçada de extinção por conta das caças ilegais e também pelo desmatamento, como também acontece com o muriqui, um primata exclusivamente brasileiro que esta sob risco de deixar-se de reproduzir no futuro, chegando a um fim completo de sua espécie.  Em algumas áreas de preservação é possível conhecer estes lindos animaizinhos de perto e contribuir de alguma forma para que eles continuem existindo.
612345 Animais da Mata Atlântica em extinção 4 Animais da Mata Atlântica em extinção A anta é um animal muito fofo que está sob risco de extinção total de sua espécie (Foto: Divulgação)
Além destes, outras espécies como Bugio, Mico-Leão Dourado, Capivara, Arara-Azul, Tatu Canastra, entre muitas outras, fazem parte da relação dos animais ameaçados de extinção. Por isso, se você deseja contribuir de alguma maneira para que isso não ocorra, filie-se já a uma ONG ou procure uma instituição com os esforços direcionados para o salvamento destas espécies. Uma simples ajuda de sua parte pode salvar muitas vidas!
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: