Inglaterra -  A alta no preço do tomate, que ganhou a conversa do dia-a-dia na rua e nasredes sociais, agora chegou aos jornais europeus. O Financial Times, tradicional jornaleconômico da Grã-Bretanha, destacou a inflação do item em reportagem publicada no seu site neste domingo e disse que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff em 2014 está ameaçada a alta, o que pode fazer ela não ser reeleita em 2014.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Dilma Rousseff pode estar entre ospresidentes mais populares do mundo, mas sua reeleição no próximo ano pode ser ameaçada por um adversário formidável: o humilde tomate”, diz texto assinado por Joe Leahy, chefe da sucursal de São Paulo do FT. “O tomate é tão sensível no Brasil – em especial em São Paulo – como as cebolas na Índia, graças ao status de alimento básico em uma região com profundas raízes italianas”.
Para o jornal, o tomate jogou um foco de luz sobre a inflação persistente. A reportagem afirma que parte da subida de preços nas últimas semanas foi sazonal, mas observa que a alta é algo “sintomático” do aumento da inflação brasileira. “Ela deve muito de seu índice de popularidade de 78% à baixa taxa de desemprego, mas os choques de inflação irão prejudicar o sentido de bem-estar dos eleitores antes das eleições”, afirma o texto.