Rio -  A Petrobras pretende investir, entre 2013 a 2017, US$ 236,7 bilhões, conforme o seu plano de metas. Uma boa fatia desses recursos poderá ser aplicada na participação das pequenas e médias empresas que atuam como fornecedoras para as grandes companhias do setor petrolífero.
“A Petrobras tem um projeto em parceria com o Sebrae há oito anos. Quando precisamos de um pequeno fornecedor para desenvolver um material específico nós incentivamos”, comentou Aimberê Flores, gerente de suporte operacional da companhia, durante o seminário “Futuros Fornecedores — A preparação para 2020”, promovido em Salvado (BA) pelo grupo Ejesa, por meio dos jornais Brasil Econômico e O DIA.
O objetivo foi buscar soluções para fortalecer a participação dos fornecedores no setor. No evento foram apontados: qualificação destas empresas, apoio fiscal do governo e participação em programas de incentivos, como a rede de fornecedores da empresa Petrobras.

PARA O FUTURO
Além de investir em plataformas, sondas, recuperação de reservas maduras, a Petrobras sabe que para alcançar os resultados almejados na produção é preciso incrementar sua parceria com fornecedores. “Trabalhamos na otimização de custos operacionais e na redução de custos na exploração dos poços”, ressaltou Ernani Torazzi, gerente de desenvolvimento de mercado da Petrobras. Hoje, a estatal possui 20 mil empresas cadastradas.
Reportagem de André Pires