Rio -  Professor: profissão movida pela vontade de fazer uma mudança social, mas infelizmente desprezada e ignorada pela elite dominante. O que não o faz titubear a defender a labuta do ensinar e a ‘construir futuros’.
O professor é um dos profissionais mais completos, pois são centenas de horas de estudo, especializações, reciclagens e aperfeiçoamentos, tudo em prol de uma educação plena e de qualidade.
Se tivéssemos que representar um profissional em sua completude, o perfeito modelo seria o do educador. Ao observarmos, podemos constatar terem todas as profissões de maior ou menor status social passado por ele, desde as séries iniciais até as especializações, tendo como norte seus ensinamentos, exemplos e também direcionamentos para a carreira abraçada. Mas, mesmo assim, raras são as pessoas a valorizá-los.
Como nos transformarmos em uma nação promissora, digna de respeito, sem perpassarmos por uma educação protagonista e profissionalismo desse educador?
É através de esforços hercúleos que tais profissionais conseguem mostrar seus verdadeiros valores e todo seu potencial, apesar de reveses — como evasão escolar atingindo 1,72 milhão de seus educandos, crianças analfabetas entre 8 e 9 anos representando 11,5% do total e posições desconfortáveis, como o amargo 88º lugar no ranking de Educação da Unesco.
A mudança dessa realidade está acontecendo graças ao professor, classe ignorada por uma elite dominadora e corrupta. Os mestres dão o máximo de si: sabem da importância de se educar um aluno de forma crítica e protagonista, para que este possa sentir-se inserindo na sociedade e nela causar transformações, contribuindo, assim, para o seucrescimento como ser.
Wolmer Tavares é mestre em Educação e autor do livro ‘Escola não é depósito de crianças: A importância da família na educação dos filhos’