sábado, 9 de março de 2013

Vício em internet: sintomas, saiba mais


É só chegar em casa e a primeira coisa a ser feita é navegar na internet. O vício em internet é um problema que acomete muitas pessoas e assim como as demais dependências comportamentais, podem provocar danos físicos e emocionais ao indivíduo. Saiba mais sobre o assunto e veja ossintomas do vício em internet.
590908 O vício em intenet faz com que as pessoas fiquem presas a ela. Foto divulgação Vício em internet: sintomas, saiba mais O vício em internet faz com que as pessoas fiquem presas a ela. (Foto: divulgação)

Vício em internet

vício em internet torna as pessoas dependentes da mesma. Trata-se de um ciclo vicioso onde o indivíduo tenta fazer outras coisas, mas não consegue e acaba voltando sempre para frente do computador, celular e outros meios de acesso.
O problema tem se tornado mais comum do que se imagina. Segundo especialistas, cerca de 10% dos adeptos a internet é dependente. Estima-se ainda que 3% desse percentual são jovens de até 16 anos de idade.

Sintomas do vício em internet

  • Sintomas físicos: taquicardia (batimento do coração acelerado), aumento da transpiração, boca seca e tremedeira. Além disso, ficar muito tempo na frente do computador pode provocar problemas na postura, lesões por esforço repetitivo, problemas de visão, obesidade ou subnutrição;
  • Sintomas psíquicos: déficit de atenção, dificuldades de organização, definição de prioridades e angústia por ficar distante do computador.
    590908 O vício em internet é um problema que deve ser tratado. Foto divulgação Vício em internet: sintomas, saiba mais O vício em internet é um problema que deve ser tratado. (Foto: divulgação)

Características do viciado em internet

1. Preocupação excessiva: o viciado fica o tempo todo preocupado por que não está na internet;
  
2. Irritação: quando alguém fala que ele deveria diminuir o tempo na internet, fica irritado e não consegue aceitar a crítica;
3. Internet se torna uma necessidade: o uso contínuo da internet se torna cada dia maior, sendo necessário satisfazer sua necessidade de ficar conectado;
4. Mentira: para não falar sobre o nível de envolvimento na internet, o viciado tende a mentir para as outras pessoas;
5. Fugir dos problemas: a internet pode ser uma forma de fugir dos problemas ou aliviar os sentimentos como ansiedade, culpa, impotência ou depressão;
6. Tempo: o uso exagerado na internet e a má qualidade na escolha dos conteúdos selecionados são muito presentes na vida do viciado;
7. Apatia: não fica interessado por atividades feitas fora da internet.
590908 O vício em internet pode prejudicar o relacionamento pessoal do indivíduo. Foto divulgação Vício em internet: sintomas, saiba mais O vício em internet pode prejudicar o relacionamento pessoal do indivíduo. (Foto: divulgação)
vício em internet deve ser tratado para evitar que prejudique o indivíduo, tanto fisicamente quanto emocionalmente. O primeiro passo é reconhecer o problema e tentar reduzir aos poucos o tempo de uso da internet. Caso não consiga, o ideal é procura ajuda de um psicólogo para avaliar o caso.

Nenhum comentário: