sexta-feira, 1 de março de 2013

Trabalhar como recepcionista: dicas


Recepcionar bem os visitantes, orientando-os e dando a eles informações, além de lidar com o atendimento e a transferência de ligações telefônicas, controlar a entrada de clientes e funcionários, enviar e receber mercadorias, documentos e correspondências e exercer outras funções. Tudo isso faz parte do trabalho do recepcionista, cargo que geralmente é ocupado, em sua maioria, por mulheres nas empresas. Confira agora algumas dicas para trabalhar como recepcionista.

Como é o trabalho de recepcionista?

trabalho de recepcionista é de grande responsabilidade, pois ele é como se fosse uma espécie de cartão de visitas da empresa, por ser o primeiro funcionário a atender o público que chega até ela. Por conta disso, esse profissional deve ser uma pessoa séria, acolhedora, educada e gentil.
Outras características esperadas de quem queira ser recepcionista é ter boa aparência, boa dicção, determinação, paciência, responsabilidade, conhecimentos de informática, capacidades de organização e de lidar com o público e saber falar corretamente a língua portuguesa (e até mesmo outros idiomas) e trabalhar sob pressão.
São necessários conhecimentos de informática, boa dicção e boa aparência ao recepcionista (Foto: divulgação)

Trabalhar como recepcionista: dicas

  • Fale com a pessoa que você estiver atendendo olhando diretamente nos olhos dela e buscando compreender o que ela realmente deseja;
  • Não masque chicletes enquanto estiver falando com outra pessoa, seja por telefone ou pessoalmente;
  • Evite deixar sua mesa de trabalho bagunçada, cheia de papéis e objetos pessoais (como sacolas e bolsas) espalhados por cima dela. Isso faz o público atendido pensar que você também é uma pessoa desorganizada, tal qual sua mesa;
  • Também evite ao máximo fazer e receber ligações pessoais, mesmo que pelo celular, no seu ambiente de trabalho;
  • Quando fizer uso do computador, tome bastante cuidado com o uso da internet, principalmente para não deixar suas senhas de e-mail e redes sociais salvas na máquina.
      
    O recepcionista deve atender com presteza o público que o procura (Foto: divulgação)

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