sexta-feira, 1 de março de 2013

Sonambulismo: mitos e verdades


O sonambulismo, também chamado de parassonia, é um dos distúrbios mais comuns do sono. Não é raro o paciente se sentar na cama e até mesmo sair de casa, sem que tenha consciência de seus atos. Esse tema é constantemente explorado em filmes e desenhos animados, o que resultou no surgimento e propagação de várias inverdades sobre o assunto. Esclareça algumas dúvidas e conheça mitos e verdades sobre o sonambulismo.

Mitos e verdades sobre sonambulismo

Mais comum na infância, esse problema tende a desaparecer com o avançar da idade. Confiraalgumas curiosidades sobre o sonambulismo e desmistifique o assunto:
  • O sonambulismo não tem cura
Verdade. Entretanto, possui tratamento. Na maioria dos casos esse distúrbio desaparece na adolescência, mas nos casos em que o problema persiste, é possível realizar um tratamento com uso de medicação antidepressiva ou calmante.
  • Se um sonâmbulo for acordado, pode morrer
Mito. Sem dúvida esse é um dos mitos mais propagados sobre o assunto. Na verdade, se um sonambulo for acordado ele provavelmente ficará bastante confuso, mas fora isso não há nenhum risco de infarto ou qualquer outro problema que coloque sua vida em risco. Todavia, o mais recomendado é levar o paciente de volta ao leito sem tentar despertá-lo, pois os estímulos externos são capazes de prolongar ainda mais a crise.
  
  • Sonâmbulos não são capazes de contar segredos
Verdade. O paciente sonâmbulo não está nem dormindo e nem acordado, e tudo que ele faz ou diz não tem nenhum sentido. Na maioria das vezes as frases não desprovidas de nexo e costumam ser seguidas por balbucios e gemidos.
  • Quem é sonâmbulo sofre crises em todas as noites
Mito. Normalmente esse problema não ocorre diariamente e as crises são mais comuns quando os paciente está sob algum tipo de estresse.
  • Durante a crise, o sonâmbulo é capaz de obedecer ordens
Verdade. Não é incomum os sonâmbulos se arriscarem saindo de casa, debruçando em janelas ou descendo as escadas. Quando isso ocorrer, a pessoa deve conter o paciente e gentilmente guiá-lo de volta ao leito. Os sonâmbulos tendem a obedecer todos os comandos com tranquilidade e, no dia seguinte, serão incapazes de lembrar de alguma coisa.
  • Quem é sonâmbulo tem problema para pegar no sono
Mito. O sonambulismo é um distúrbio que não está ligado à insônia e os pacientes desenvolvem ou um problema, ou outro. Em alguns casos pode ocorrer de pessoas sonâmbulas desenvolverem um estado de cansaço físico durante o dia.
O sonambulismo é um distúrbio do sono bastante comum, cercado por mitos e verdades que levam muitas pessoas a tomar de decisões equivocadas. Conhecer mais a respeito desse assunto é muito importante para quem é sofre desse problema.

Nenhum comentário: