Argentina -  O San Lorenzo de Almagro, equipe que ganhou muita evidência nesta última semana por causa do papa Francisco - seu mais ilustre torcedor -, entrou em campo neste sábado diante do Colón, pela sexta rodada do Campeonato Argentino, com uma camisa que trazia a imagem e nome pontifício, Jorge Bergoglio.
Camisa do San Lorenzo tem foto do Papa Francisco, torcedor do clube | Foto: EFE
Camisa do San Lorenzo tem foto do Papa Francisco, torcedor do clube | Foto: EFE
Fontes do clube disseram que essa foi apenas uma das "várias camisas que foram pensadas para ser usada neste dia". Além da usada neste sábado, havia outra que trazia a frase "rezamos por você, rezai por nós", em alusão à delicada situação da equipe de Almagro se encontra na tabela.

No entanto, após uma decisão interna, os dirigentes do San Lorenzo optaram pela camisa que trazia impressa a foto e o nome do novo papa, que, por sua vez, aparece como o sócio número 88.235 do clube. De acordo com as mesmas fontes, "o que ocorreu nesta semana no clube não tem precedentes. Jornalistas e torcedores de todo o mundo nos procuraram. Isso foi muito forte e todos no clube sentem muito orgulho do fato de Jorge Bergoglio ser um torcedor da equipe".
Jogadores do San Lorenzo posam com camisa em homenagem ao Papa | Foto: EFE
Jogadores do San Lorenzo posam com camisa em homenagem ao Papa | Foto: EFE
Devido à repercussão em torno da escolha de Bergoglio e dos ecos que teve na Argentina e no mundo de sua afinidade pelo San Lorenzo, a direção do clube estuda a possibilidade de seu presidente, Matías Lammens, ou do vice, Marcelo Tinelli, um famoso apresentador de televisão, viajar a Roma na próxima terça-feira para acompanhar a missa inaugural do papa. Lammens, que felicitou Bergoglio logo após sua escolha como novo papa, assinalou que era "um orgulho" tê-lo como torcedor e sócio da entidade.

"Saiba que para nós não se trata de mais um papa ou do primeiro papa argentino, latino-americano e jesuíta; trata-se do primeiro papa de San Lorenzo ou, em outras palavras, o primeiro "papa corvo", afirmou Lammens, em referência ao apelido dos torcedores do San Lorenzo - "os corvos" - pela cor preta da batina do padre salesiano Lorenzo Massa, que promoveu a fundação do clube em 1908. De acordo com a direção do clube, outra camisa azul-grená, contendo o nome de Francisco e uma auréola branca de santo, será enviada ao pontífice na próxima semana.
As informações são da EFE