Rio -  Os membros da Fifa e do Comitê Organizador Local concederam entrevista  neste sábado sobre a inspeção ao Maracanã. Este trabalho de inspeções operacionais, que não trata de avaliação das obras, começou em 2010, de maneira virtual, na sede do COL, no Rio de Janeiro.
Em 2011, antes da confirmação das seis sedes, aconteceu a primeira visita aos estádios. Os seis estádios foram novamente visitados em setembro e agora chegam ao momento decisivo.

Participam desta inspeção cerca de 60 representantes do COL e da FIFA nas áreas de Eventos, Serviços ao Espectador, Finanças, Limpeza e Administração de Resíduos, Competições, Operações de Imprensa, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia da Informação, Credenciamento, Segurança, Marketing, Médica, Ingressos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Logística e Hospitalidade.

A visita deveria ter acontecido no dia 6, mas foi adiada em razão das fortes chuvas na cidade. A inspeção não tem nenhuma relação com andamento de obras ou avaliação da participação do estádio na competição de junho.

O diretor do escritório da Fifa no Brasil  disse que o torcedor precisará se adaptar às mudanças. "O Maracanã tem uma história fantástica, as pessoas estavam acostumadas a ir ao antigo e tinham certos costumes de deslocamento, de onde se alimentar. Esses costumes vão acabar sendo alterados porque faremos muitas mudanças logísticas no estádio. O torcedor vai precisar se adaptar e nós vamos ter de educá-lo para isso", disse.