Rio -  Jovens de baixa renda que precisam de tratamento dentário devem estar atentos. Na próxima segunda-feira, o Projeto Dentista do Bem realizará a maior triagem odontológica do mundo, que vai selecionar adolescentes de 11 a 17 anos para receber tratamento gratuito até completarem a maioridade.

A ação ocorre em sete capitais brasileiras e, no Rio, estará na Vila Olímpica da Mangueira, das 10h às 17h. O programa é uma parceria da Turma do Bem com a Oral-B e conta com 14 mil dentistas-voluntários espalhados por 26 estados do país. Além do Brasil, está em Portugal e em outros 10 países da América Latina. As atividades já beneficiaram mais de 31 mil pessoas.

Fernando Santos, coordenador do projeto, passou a ver a vida transformada através do sorriso. “Os meninos atendidos por problemas dentários costumam ser discriminados pelos colegas da escola”, afirma o dentista. Foi o caso de Manoel Araújo, ex-beneficiário do programa. As pessoas o evitavam por seus dentes tortos. “A gente não se dá conta de como é bom sorrir, articular, comer de tudo. Hoje sou uma pessoa mais sociável”, diz.

A seleção prioriza renda, gravidade do caso e idade. Para se inscrever, o jovem deve estar acompanhado do responsável, levar identidade, comprovante de residência e preencher a ficha de avaliação. Espera-se que 15 mil pessoas compareçam ao evento.