sexta-feira, 1 de março de 2013

Picadas de insetos em bebês: como tratar


Muitas mães ficam preocupadas quando seu filho é picado por algum inseto. Porém, nem sempre é necessário se preocupar diante desse acontecimento. Devido às dúvidas que cercam esse problema, separamos algumas dicas de como tratar as picadas de insetos em bebês.

Aprenda a tratar uma picada de inseto

É muito comum as crianças serem picadas por insetos, em especial, os pernilongos. Apesar disso, muitas mães possuem dúvidas sobre como tratar e, principalmente, quando procurar a ajuda de um atendimento médico especializado. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas de como tratar a picada de insetos em bebês.
  • Coloque compressas frias sobre a região afetada. Elas ajudam a reduzir a coceira local, assim como o inchaço;
  • Se, por acaso, surgir alguma bolha no local da picada, os pais devem evitar estourar;
  • É possível passar pomadas especiais no local, no intuito de aliviar a dor, a irritação e a coceira local. Vale ressaltar que, antes de utilizar qualquer creme, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar qualquer consequência futura;
  • Mantenha as unhas dos bebês e das crianças cortadas para que eles não se cortem ou cutuquem a lesão. Esse hábito pode ser responsável em desenvolver infecção no local da ferida.
É muito importante que os pais fiquem atentos à evolução da picada, pois caso ela não cicatrize ou mesmo, piore o aspecto, eles devem buscar a orientação de um especialista.
Antes de utilizar qualquer pomada para aliviar a dor da picada, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Aprenda a prevenir seus filhos da picada de insetos

A maioria dos repelentes comuns é eficaz para combater e prevenir a picada de insetos, como mosquitos e pernilongos. No entanto, antes de utilizá-los, os pais devem buscar a orientação de um médico especialista para evitar qualquer consequência futura, em especial, as alergias. Além disso, o uso de sapatos, calça e blusa de manga comprida colabora com a prevenção das picadas de insetos.

Saiba como evitar que a picada de inseto infeccione

  
Qualquer tipo de picada de inseto pode infeccionar quando não devidamente tratada. Isso pode acontecer quando a criança coça a região, ou mesmo, arranhe o local.  Na maioria dos casos, a infecção da ferida pode vir associada a febre ou inchaço na região da picada. Diante desse quadro, é muito importante que os pais busquem a orientação de um especialista, para que o problema seja tratado de maneira correta.
As unhas dos bebês devem ser cortadas para evitar que eles cocem as lesões da picada de inseto. (Foto: divulgação)
A picada de insetos é um problema muito comum entre os bebês. No entanto, é possível tratar a picada através da adoção de medidas simples como, por exemplo, a colocação de compressas frias no local. No entanto, se o problema  persistir ou piorar, é ideal buscar a orientação de um especialista, para evitar futuras consequências.

Nenhum comentário: