Rio -  Tem cara de estreia. E é um verdadeiro recomeço. Mais madura e, agora, mãe, Grazi Massafera tem a responsabilidade de viver a mocinha Ester, par romântico de Henri Castelli, em ‘Flor do Caribe’, novela de Walther Negrão que substitui ‘Lado a Lado’, a partir de amanhã, às 18h. É uma grande chance para a atriz que ganhou fama de pé frio por atuar em novelas que não emplacaram.
“É difícil trabalhar num produto que não está evoluindo, mas a gente aprende a lidar com as críticas, com os colegas. Eu nunca pulo fora do barco. A emissora faz as apostas, nem sempre elas dão certo. Desde o início, a gente acredita que aquilo vai emplacar, mas nem sempre o público entende a proposta. Foi bom participar de novelas que não foram grandes sucessos”, garante Grazi, do alto de seus 30 anos.
Grazi Massafera e Henri Castelli são os protagonistas de 'Flor do Caribe' | Foto: Divulgação
Grazi Massafera e Henri Castelli são os protagonistas de 'Flor do Caribe' | Foto: Divulgação
Henri Castelli se derrete pela colega fora de cena e defende sua experiência como atriz. “Grazi é dedicada, trabalhadora, traz ideias e soluções para as cenas. Além se ser bem-humorada”, elogia. “Não tem nada de crua, muito pelo contrário”. Para o diretor de núcleo Jayme Monjardim, a maternidade fez bem à atriz. “Ela ficou muito mais sensível. Isso ajuda na composição da personagem, a sensibilizar as pessoas com a sua interpretação, coisas que antes ela não tinha. Grazi deu um salto gigante”, avalia Jayme sobre a chegada de Sofia, nove meses, filha da atriz com Cauã Reymond.
A mistura sol, mar e gente bonita promete funcionar bem na telinha. Na pele da bugueira Ester e do piloto de caça Cassiano, Grazi e Henri gravaram em cenários paradisíacos da Guatemala e do Rio Grande do Norte. “Fiquei dez dias em Natal, em contato com pilotos da aeronáutica. Aprendi procedimentos de segurança e a passar os comandos para a torre.
Na Guatemala, fiquei 20 dias longe do meu filho, Lucas, mas conheci lugares incríveis. O que mais chamou a minha atenção foram as cores. Até o cemitério lá é colorido”, conta ele, que na ficção vai ser traído pelo seu melhor amigo, Alberto (Igor Rickli). “É mais decepcionante ser traído por um amigo do que por uma mulher. Os meus amigos sabem coisas da minha vida que nem minha mãe sabe. Se uma mulher me trai, eu penso: quem perdeu foi ela, que é uma babaca, uma piranha”, esbraveja ele, que acredita nunca ter sido traído na vida real. “Que eu saiba, nunca aconteceu”.
Já para Grazi, ficar longe da cria não foi um complicador. Durante as viagens que fez para gravar as primeiras cenas da novela, a atriz pôde levar a filha. “Foi ótimo proporcionar isso a ela. Sofia já tinha um tamanho bom para viajar e eu não iria fazer nada se ela não estivesse saudável. Minha filha é muito curiosa e é bem viajada. Já conheceu a Guatemala, Fernando de Noronha, Natal, São Paulo e o Havaí”, enumera.
Novela vai substituir 'Lado a Lado' | Foto: Divulgação
Novela vai substituir 'Lado a Lado' | Foto: Divulgação
Sem se esquecer de seus trabalhos como modelo na adolescência e de sua participação na quinta edição do ‘BBB’, em 2005, ela recorda o longo caminho que teve que percorrer até aqui para se aperfeiçoar. “Na minha primeira novela, eu não sabia o que estava fazendo. Atuava com minha intuição, pura e nata. Depois eu entendi o que era o ambiente. Tive ótimos professores, como Lima Duarte. Como não frequentei faculdade de artes cênicas, fui aprendendo na prática. Costumo dizer que eu sou uma esponja. Tive muita coragem de aceitar alguns papéis. Humildade tem a ver com saber o lugar que você ocupa. Eu dou um passo de cada vez, um na frente do outro. A gente cresce quando tem paixão por aquilo que faz. Quando se é um mero cumpridor de funções, não tem muito para onde crescer”, diz ela.
As críticas que vem sofrendo desde que estreou em ‘Páginas da Vida’, há sete anos, não tiraram o sono da atriz. Mas ela sabe do peso que é viver mais uma mocinha. “Não estou imune às criticas. A faixa das 18h é mais tradicional e as mocinhas não podem ousar muito. Nos outros horários, ainda podemos ver mocinhas com personalidade mais forte. Eu não tenho muito como sair do estereótipo. Críticas acontecem. Fico chateada, mas nunca sofri por isso”, avalia.

Conheça o elenco de 'Flor do Caribe'

    • foto01
    • foto02
    • foto03
    • foto04
    • foto05
    • foto06
    • foto07
    • foto08
    • foto09
    • foto10
    • foto11
    • foto12
    • foto13
    • foto14
    • foto15
    • foto16
Henri Castelli, Grazi e Igor Ricki
Sem tempo para malhar, a bela garante que não passou por nenhuma preparação especial para exibir o corpão esbelto nas cenas em que aparece de biquíni. “Hoje o tempo que tenho é para gravar minhas cenas, decorar textos, cuidar da minha filha e do meu marido. Mas minha alimentação é a mais balanceada possível desde que engravidei”.  Quanto às carícias e beijos que troca com o galã Henri, Grazi garante que o marido não sente ciúme. “Cauã leva numa boa, até porque ele também é bem assediado nas novelas. A gente vibra e torce muito pelo trabalho do outro. Existe um companheirismo muito legal”.
Para não fazer feio ao lado da colega — se é que isso é possível —, Henri tratou logo de voltar para a academia. “Já não frequentava há oito anos. Não gosto, tenho preguiça. Mas voltei porque também estava com pressão alta. Fiz pela minha saúde. Juntei o útil ao agradável. Voltei a jogar tênis também”, conta ele, que faz mistério quando o assunto é vida pessoal. “Não vou falar sobre namoro. Estar solteiro ou não é bobagem. Você pode estar namorando alguém e sua vida estar uma merda, como já esteve a minha. Estou numa ótima fase em relação à minha vida e à minha família. Meu relacionamento com a mãe do meu filho (Isabeli Fontana) está ótimo. Hoje somos melhores amigos. Sou um cara que acredita no amor e a gente nunca está sozinho”.  
Reportagem: Patrícia Teixeira