Rio -  O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou neste sábado do mutirão de combate à dengue na Região Oceânica. Acompanhado do secretário de Saúde e secretários de diversas pastas, Rodrigo visitou a Policlínica de Itaipu, no Engenho do Mato, um dos bairros
da cidade onde se concentram os maiores números de casos suspeitos da doença.
“Infelizmente, o que se colhe no verão é resultado do que foi feito antes de a estação chegar. Como nada foi feito no ano passado nem no ano anterior, que também tiveram epidemias, chega-se a um quadro desses. Estamos fazendo todo o possível para combater a doença com as medidas que anunciamos na sexta-feira como contratação de veículos fumacê, compra de larvicida, ações integradas entre secretarias e colocando os agentes no trabalho de campo. Sem contar que dobramos o número de centro de hidratação”, disse o prefeito.
Foto: Divulgação
Rodrigo Neves e Chico D'Ângelo visitaram clínica no Engenho do Mato | Foto: Divulgação
O secretário de Saúde, Chico D’Ângelo, informou que parte das ações visam a visitação a casas da região para aplicar larvicida em possíveis focos do mosquito.

“O objetivo era visitar pelo menos 1 mil residências”, destacou o secretário, lembrando que o Plano de Combate à Dengue teve de ser completamente refeito a partir de janeiro, uma vez que o plano apresentado pela gestão anterior foi rejeitado pelo governo do estado. “Tivemos de elaborar um novo plano em 40 dias. Só assim conseguimos repasse de verbas estaduais”.

No próximo sábado, Chico afirma que haverá novo mutirão, dessa vez em outra área onde é grande a concentração do número de casos da doença, como Santa Rosa e Largo da Batalha.

Os números referentes apenas aos meses de janeiro e fevereiro deste  ano totalizam 1.569 casos, taxa de 321,8 casos por cada grupo de 100 mil habitantes (dados sujeitos a alteração devido ao atraso nas notificações).
No mesmo período do ano passado, houve 960 casos. Até o momento não foi registrado qualquer óbito relacionado à doença na cidade.