Rio -  Luto na ABL. O acadêmico e jornalista João de Scantimburgo, de 97 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, na clínica Elite Residencial, no Pacaembu, vítima de uma crise de diabetes. Seu corpo será sepultado neste sábado, no mausoléu da família, no Cemitério São Paulo, ao lado do corpo de sua mulher, a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka.
O acadêmico - também membro da Academia Paulista de Letras (APL) - não deixa filhos nem netos, apenas a sobrinha Beatriz Kerr Anders Couve Mourville, que cuidou dele desde que adoecera, há seis anos.
Jornalista, Scantimburgo dirigiu os Diários Associados (Diário de S. Paulo e Diário da Noite) e o Correio Paulistano. Fundou e presidiu a Televisão Excelsior (canal 9), posteriormente transferida. Foi diretor do Diário do Comércio, jornal econômico-financeiro, editado em São Paulo, do Digesto Econômico, revista bimestral de cultura, e da Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

Luto de três dias na ABL
O secretário-geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou que seja observado luto oficial por três dias,que a bandeira da ABL seja hasteada a meio mastro e transformou a sessão acadêmica ordinária da próxima quarta-feira, dia 27 de março, em sessão da Saudade.
Depois da homenagem, a diretoria vai declarar vaga a cadeira nº 36, e os possíveis candidatos a substituir João de Scantimburgo terão um mês para fazerem suas inscrições.
Quinto ocupante da Cadeira nº 36, eleito em 21 de novembro de 1991, na sucessão de José Guilherme Merquior e recebido em 26 de maio de 1992 pelo Acadêmico Miguel Reale, João de Scantimburgo nasceu em Dois Córregos (SP), em 31 de outubro de 1915. Casado com a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka, foi mestre em Economia e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais e professor da Fundação (universitária) Armando Álvares Penteado e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).