sexta-feira, 1 de março de 2013

Mitos e verdade sobre a higiene do bebê


A higiene dos bebês gera muitas dúvidas para os pais, principalmente para os de primeira viagem. Tudo isso porque ao longo dos anos foram criados alguns mitos que os deixam muito preocupados e sem saber o que fazer. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a higiene do bebê. Confira:

Hora da higiene

A maioria dos pais enfrentam dificuldades na hora de dar banho no bebê. As dúvidas que surgem dificultam ainda mais esse momento, pois é preciso saber os produtos a serem usados, como preparar a água do banho, cuidados com o coto umbilical e muito mais para garantir a segurança do bebê.
Trata-se de uma experiência nova para os pais, afinal é um ser muito sensível que exige cuidados redobrados. O ideal é que eles estejam preparados para enfrentar os problemas criados relacionados a higiene do bebê e saibam o que é certo ou errado nesse cuidado.
O banho do bebê deve ser um momento muito confortável e sem transtornos. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a higiene do bebê

1. O coto umbilical deve ser coberto com curativo após o banho.
  
Mito. A higiene do coto deve ser feita somente com algodão e álcool 70%. Em seguida o coto deve ficar livre somente encoberto pela roupa. É necessário que a limpeza seja feita até ele caia.
2. O talco não é o produto mais indicado para a troca das fraldas.
Verdade. O talco não é mais recomendado por poder ser aspirado pela criança e acumular nos pulmões. As pomadas para assaduras são as mais indicadas, após a limpeza com água e sabonete específico.
3. Lenços umedecidos não retiram totalmente os resíduos de fezes e urina.
Verdade. Os lenços umedecidos devem ser utilizados somente em momentos onde a troca de fraldas é dificultosa, como locais sem chuveiros ou torneiras. Porém, o uso rotineiro não é recomendado.
4. Perfumes não devem ser usados em bebês.
Mito. Existem várias colônias para várias faixas etárias. Porém, o ideal é que sejam usados somente produtos com aromas mais fortes após o sexto mês de vida para evitar possíveis irritações na pele do bebê.
5. Dar banho no bebê antes de dormir melhora seu sono.
Verdade. O banho ajuda a acalmar a criança e deixá-la mais relaxada para ter uma boa noite de sono. Porém, é importante que esse momento seja muito agradável para ele.
higiene do bebê gera muitas dúvidas devido aos mitos criados. Porém, ela é de extrema importância para a saúde do bebê e deve ser feita corretamente com muito cuidado. É importante esclarecer todas as dúvidas para que a higiene seja eficaz.

Nenhum comentário: