sexta-feira, 8 de março de 2013

Franquias do setor de turismo


O mercado de franquias no Brasil cresceu acima do esperado. De acordo com informações divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no último dia 5 de março, o segmento faturou R$ 103 bilhões, o que foi um aumento de 16,2% na comparação entre o ano passado e 2011.
As franquias do setor de hotelaria e turismo registraram a maior alta, com 97,8%. “Esse alto crescimento é explicado pela entrada de um número maior de agências nesse setor, principalmente as de intercâmbio”, disse Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. “Há também a entrada de grandes redes de hotelaria e marcas estrangeiras, cuja demanda aumenta ainda mais com a proximidade dos eventos esportivos que serão sediados no país”, finalizou.
591750 Franquias do setor de turismo 01 Franquias do setor de turismoO setor de turismo foi o que mais cresceu (Foto: Divulgação)

Setores de franquias que cresceram no Brasil

Outros setores que podem comemorar bons resultados no ramo de franquias foram o de limpeza e conservação (44,5%) e informática e eletrônicos (32,5%). O crescimento do primeiro foi alavancado principalmente pelas redes de lavanderias, enquanto a alta dos eletrônicos teve como motivador a entrada de grandes marcas, como Samsung e Oi.
Microfranquias brasileiras em alta
As microfranquias nacionais se enquadram como oportunidades que exigem investimento inicial de até R$ 50 mil e com faturamento mensal de no máximo R$ 30 mil. Esse tipo de empreendimento apresenta um crescimento significativo em faturamento. As microfranquias tiveram uma alta nos rendimentos de 22% em comparação a 2011, chegando a R$ 4,5 bilhões.
  
591750 Franquias do setor de turismo 02 Franquias do setor de turismoAs franquias nacionais estão em alta (Foto: Divulgação)

Mercado externo e interno para franquias

As franquias brasileiras estão presentes em 53 países, com 112 redes, enquanto 168 marcas estrangeiras já estabeleceram unidades no Brasil. Para Camargo, o crescimento desse mercado deve ser para o interior dos estados, que ainda oferecem grande potencial para abertura de novas unidades. Mas, por enquanto, as franquias só estão presentes em 38% das cidades brasileiras.

Nenhum comentário: