sexta-feira, 1 de março de 2013

Edredom: como lavar, higienizar, dicas


Com a chegada do verão é hora de aproveitar para higienizar os edredons e cobertores usados nas estações passadas. A manutenção destas peças mais pesadas e complicada de cuidar deve ser frequente, para evitar problemas à saúde. Apesar de não parecer, essas peças acumulam grande quantidade de sujeiras, as quais muitas vezes podem desencadear alergias, tanto respiratórias quanto de pele.

Higienização do edredom

Colocar o edredom ao sol por algumas horas é uma ótima alternativa para ventilar a peça. (Foto Divulgação)
De acordo com analises, cerca de 20% do peso de um cobertor ou travesseiro com certo período de uso pode ser de excremento de ácaro. Por isso a higienização é essencial.
Como parte do processo de higienização, passar aspirador de pó sobre a peça ajuda a eliminar a poeira. Já colocar o edredom ao sol por algumas horas é uma ótima alternativa para ventilar a peça. No entanto, somente a limpeza com água e sabão garante a remoção do mofo e ácaros.
Levando em conta o uso normal, recomenda-se lavá-las em média de três em três meses. (Foto Divulgação)
As peças mais volumosas e pesadas podem não se movimentar direito dentro de uma máquina comum em casa, o que impede a limpeza adequada da peça. Desse modo, a dica é leva-las a uma lavanderia profissional para que sejam higienizadas de modo seguro e satisfatório.
  

Dicas para cuidar de seu edredom

Levando em conta um uso habitual das peças, recomenda-se lavá-las em média de três em três meses. Caso opte por uma lavanderia, hoje em dia os preços de limpeza profissional são bastante acessíveis. Dependendo da característica do tecido do edredom, a peça pode perder até 50% de seu peso após uma boa lavagem.
Caso opte por uma lavanderia, hoje em dia os preços de limpeza profissional são bastante acessíveis. (Foto Divulgação)
Caso não tenha espaço para deixar secar, a dica novamente é levá-los a uma boa lavanderia. Isso porque a peça quando guardada úmida acaba mofando causando alergias, tanto respiratórias quanto de pele.
Na hora de guardar os edredons recomenda-se dobra-los e colocá-los em capas de TNT. O material permite que a peça respire e protejam-se de poeiras. E mais! O local deve ser seco e ventilado.

Nenhum comentário: