Rio -  Em Duas Barras, na Região Serrana, técnicos do programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, estão aplicando um modelo novo no planejamento das propriedades rurais. Os planos individuais de desenvolvimento (PID), com práticas sustentáveis a serem adotadas pelos agricultores, estão sendo elaborados através do método “Conhecendo a propriedade com o agricultor”, usando criatividade para levantar dados de forma fácil e a custo baixo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Trata-se de um planejamento conservacionista baseado em metodologia desenvolvida pela Embrapa Solos, organização parceira do Rio Rural na área de monitoramento. A atividade consiste no detalhamento ambiental das glebas das propriedades rurais, onde se verificam, na prática, várias características do solo, levando em consideração fatores como inclinação, permeabilidade, textura e compactação, entre outros.
Para apurar essas informações, são utilizados instrumentos de fácil construção e manuseio. Um deles é o clinômetro caseiro, desenvolvido pelo supervisor regional da Emater-Rio, Alexandre Jacintho Teixeira, que indica a declividade ou a inclinação de um terreno em relação ao horizonte. Para determinar a permeabilidade do solo, foi montado um kit composto de anel de PVC, saco plástico, garrafa PET e cronômetro de celular, permitindo avaliar a capacidade de infiltração. Já para a medição da textura, é retirada uma amostra que é manuseada até que se conclua qual é a classe do solo. Por fim, a compactação é avaliada com uso de um vergalhão, que testa a resistência.
Reflexão sobre cada propriedade
Na microbacia Quilombo, dois extensionistas da Emater-Rio, Salvador Rimes e Rebeca Rodrigues, estão percorrendo todas as propriedades sorteadas para o projeto. Um dos visitados foi o produtor Sebastião Moraes, que tira, em média, 35 litros de leite diariamente, escoados para a cooperativa do município. Após a visita, a conclusão foi a necessidade de implantação de um sistema silvipastoril (integração pecuária-floresta), além de análise de solo e recuperação de mata ciliar.
Segundo o assessor técnico do Rio Rural, Gerson Yunes, o novo método de planejamento proporciona uma reflexão, junto ao agricultor, da real situação da propriedade, contribuindo para a escolha certa das práticas que serão apoiadas pelo Rio Rural e também pelas linhas de crédito agrícola. “Com esse método, vamos discutir com o agricultor qual é a melhor atividade econômica para a propriedade dele, levando em consideração a situação atual e a proposta”, analisou ele.
Já para Salvador Rimes, esse trabalho é importante, pois se adapta à realidade do beneficiário. “É uma ferramenta eficaz para a tomada de decisão sobre a aplicação dos recursos oferecidos”, resumiu.