Brasília -  A presidenta Dilma Rousseff empossou neste sábado os ministros de Agricultura, Trabalho e Aviação Civil, em uma reforma de gabinete que fortalece dois importantes partidos aliados visando as eleições de 2014. Dois dos novos ministros, Wellington Moreira Franco, titular de Aviação Civil, e Antônio Andrade, de Agricultura, são nomes importantes do PMDB.
Já Manoel Dias, secretário-geral do PDT, assume a pasta de Trabalho. Dilma destacou a importância de dar representação no Executivo a todas as regiões do país e à diversidade de forças políticas para garantir a governabilidade. "A capacidade de estruturar coalizões é crucial para um país como o Brasil, com 27 estados e esta dimensão territorial", afirmou a chefe de Estado em discurso pronunciado diante de vários ministros e políticos no Palácio do Planalto.
Moreira Franco (E), Antônio Andrade e Manoel Dias (D) foram empossados neste sábado | Foto: Divulgação
Moreira Franco (E), Antônio Andrade e Manoel Dias (D) foram empossados neste sábado | Foto: Divulgação
Moreira Franco, um dos líderes do PMDB no Rio e até agora atual ministro de Assuntos Estratégicos, sucede Wagner Bittencourt, de perfil técnico e sem afiliação partidária. OMinistério da Agricultura estava em mãos de Mendes Ribeiro Filho, do PMDB, e agora passa às de seu correligionário Antônio Andrade, até agora deputado federal por Minas Gerais.
A pasta de Trabalho continua sob a gestão do PDT, no qual Manoel Dias, secretário-geral do partido, sucede Brizola Neto, que não contava com o apoio de toda a legenda. A nomeação dos ministros foi anunciada na noite da sexta-feira, e a cerimônia aconteceu já neste sábado porque Dilma deverá viajar na madrugada deste domingo para Roma, onde assistir à missa inaugural do papa Francisco.
 

EFE