sábado, 30 de março de 2013

Cuidados ao pedir indicação para uma vaga Na hora de pedir indicação para uma vaga, você precisa tomar alguns cuidados. Caso contrário, aquilo que deveria ajudá-lo pode se transformar num grande problema e reduzir as suas chances de sucesso.


Existem várias alternativas para quem deseja encontrar espaço no mercado de trabalho. Acionar sua rede de contatos, por exemplo, é uma delas, e pesquisas revelam que essa é a maneira que pode garantir os melhores resultados na busca por um emprego.
601933 Cuidados ao pedir indicação para uma vaga Cuidados ao pedir indicação para uma vagaPesquisas revelam que acionar sua rede de contatos é a maneira com a qual pode garantir os melhores resultados na busca por um emprego. (Foto: Divulgação).
Porém, ao pedir indicação para uma vaga, você precisa tomar alguns cuidados. Caso contrário, aquilo que deveria ajudá-lo pode se transformar num grande problema e reduzir as suas chances de sucesso.
Abaixo, estão algumas dicas para que você não tenha esse tipo de dificuldade.Confira e aproveite!

Cuidados ao pedir indicação para uma vaga

601933 Cuidados ao pedir indicação para uma vaga1 Cuidados ao pedir indicação para uma vagaPeça ajuda a pessoas com as quais você manteve boas relações profissionais e que conhecem um pouco de sua trajetória. (Foto: Divulgação).
1. O primeiro passo ao recorrer a sua rede de amigos para conquistar um emprego é listar as pessoas que podem lhe indicar para uma vaga. Priorize colegas com os quais manteve boas relações profissionais e que conhecem um pouco de sua trajetória. Podem fazer parte desta lista pessoas como ex-empregadores, clientes, fornecedores, além de ex-colegas de trabalho e de cursos;
  
2. É importante não criar falsas expectativas depois de pedir uma indicação. Algumas pessoas são apenas educadas ao ouvir sua necessidade de trabalho, mas não têm interesse em ajudá-lo. Por isso, procure quem realmente pode contribuir e conhece oportunidades que se encaixam no seu perfil;
3. Procure controlar sua ansiedade para saber se há alguma chance disponível ou não. Alguns profissionais costumam adotar atitudes inconvenientes frente a ânsia ou a fadiga de buscar um espaço no mercado de trabalho. Por exemplo, enquanto ligar todos os dias para alguém íntimo para obter uma informação nova é algo normal, fazer o mesmo com quem você não tem um relacionamento muito próximo pode ser bastante desagradável;
601933 Cuidados ao pedir indicação para uma vaga2 Cuidados ao pedir indicação para uma vagaSabendo agir corretamente na hora de pedir uma indicação, você pode aumentar as suas chances de sucesso. (Foto: Divulgação).
4. Lembre-se de que ninguém tem a obrigação de recolocá-lo no mercado de trabalho só porque você pediu uma indicação. Caso fique pressionando as pessoas, você pode comprometer a sua imagem e causar certo constrangimento;
5. Tenha em mente que, mesmo que um de seus contatos consiga uma oportunidade para umaentrevista ou teste, você precisa passar por um processo de seleção, o que significa que a vaga não está garantida. E independentemente de conquistá-la ou não, não deixe de agradecer a pessoa que o indicou.
Além disso, se for escolhido, saiba que sua atuação terá influência sobre a credibilidade de seu contato, o que exige de você ainda mais comprometimento e responsabilidade.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: