Rio -  O consumidor que tem contas que venceram ontem, feriado da Sexta-feira da Paixão, poderão efetuar o pagamento na segunda-feira, sem a incidência de multas ou juros, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Tanto as contas de serviços de consumo como água, luz, telefone e televisão por assinatura ou carnês podem ser pagas no dia útil seguinte aos feriados sem encargos adicionais.
Por estarem com a data ajustada ao calendário de feriados, os tributos federais, estaduais e municipais que vencem no fim do mês, também podem ser quitados no primeiro dia útil de abril sem prejuízo no bolso.De acordo com a Febraban, quem desejar fazer pagamentos no fim de semana pode recorrer aos serviços eletrônicos de atendimento.
A população pode usar caixas eletrônicos, páginas online das instituições financeiras e atendimento por telefone para fazer as operações. Os clientes têm ainda à disposição agendamento para pagar as contas nas próprias agências bancárias. Boletos bancáriosde clientes cadastrados como sacados eletrônicos são agendados ou pagos pelo Débito Direto Autorizado (DDA).