sábado, 9 de março de 2013

Cometa Pan-Starrs pode ser visto do Brasil: saiba mais


Para os apaixonados por astronomia o ano de 2013 promete um espetáculo à parte no céu: os cometas. No Brasil, já é possível ver o Pan-Starrs. De acordo com o Observatório Astronômico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quem estiver curioso para ver a pedra de gelo gigante terá de olhar para oeste durante o por do sol, em especial por volta das 19h30 (horário de Brasília, com pequena variação dependendo da região do país que estiver).
591752 Cometa Pan Starrs pode ser visto do Brasil saiba mais 01 Cometa Pan Starrs pode ser visto do Brasil: saiba maisO cometaPan-Starrs pode ser visto do Brasil (Foto: Divulgação)

Ver o cometa Pan-Starrs

Segundo Marcelo Emílio Bruckmann, que é técnico do observatório astronômico, com um pequeno instrumento, como um binóculo, já é possível observar o cometa que cruza o céu nacional. Em regiões com pouca poluição luminosa, interior do país, por exemplo, existe a possibilidade de visualizar o item a olho nu. O cometa estará bem próximo do horizonte. Outro objeto astrológico, o Lemmon, também está passando nos céus do Brasil, mas é bem complicado de ser registrado.
Saiba mais sobre objetos voadores que passaram perto da terra: Asteroide deve passar próximo a terra na próxima terça-feira
591752 Cometa Pan Starrs pode ser visto do Brasil saiba mais 02 Cometa Pan Starrs pode ser visto do Brasil: saiba maisCometas são mais comuns do que se pensa (Foto: Divulgação)

Pan-Starrs pode ser visto até no dia 15 de março

cometa Pan-Starrs deve ser visto até o dia 15 de março. O melhor dia para conseguir ver no céu o item será o 12. Ele vai aparecer cerca de 30 minutos depois do anoitecer, próximo à Lua Nova (apesar de estar “oficialmente” nesta fase, o satélite já terá uma pequena “foice” visível).
  
Veja também informações sobre asteroides: Asteróide passa próximo a Terra nesta sexta-feira
Porém, o Pann-Starrs é somente uma espécie de aquecimento para um espetáculo muito mais impressionante: o Ison. “Talvez este seja o cometa de séculos. Estão comentando que a visibilidade dele pode ser tal que possa ser visto durante o dia. Eu acho muito auspicioso ainda afirmar. É preciso ter algumas referências mais confiáveis sobre isso”, explica Bruckmann. Porém, a passagem do Ison só poderá ser vista no final desse ano.

Nenhum comentário: