sábado, 16 de março de 2013

Clínica gratuita dependentes químicos Salvador


dependência química é uma triste realidade que está presente em todos os cantos do Brasil. Este transtorno mental acomete as pessoas que consomem drogas, alcoolismo, cigarros e outros entorpecentes de forma compulsiva e incontrolável.
595599 clinica gratuita dependentes químicos Salvador 1 Clínica gratuita dependentes químicos Salvador O crack é uma das principais preocupações quando se fala em dependência química. (Foto:Divulgação)

Dependência e tratamento

O indivíduo que sofre com a dependência química pode apresentar diferentes sintomas ao ficar sem a droga, como irritação, insônia, tremedeira e agressividade. Também é comum deixar de lado as antigas ocupações sociais e culturais para viver em função do vício.
Quando uma pessoa começa a se tornardependente de um tipo de substância química, ela precisa buscar ajuda o quanto antes. Se ela não tem vontade de se tratar, a família pode recorrer ao direitode internação involuntária. Se o dependente não tem parentes, o juiz tem o poder de determinar a internação compulsória, principalmente quando se trata do uso de drogas pesadas, como o crack.
tratamento contra a dependência química visa restabelecer o indivíduo, para que ele possa viver sem o vício e se reintegrar à sociedade. Para que o usuário de drogas se recupere, várias barreiras precisam ser superadas com a ajuda de psicólogos e médicos. Acolhido e tratado, o dependente tem a chance de reconstruir os seus valores.
  
melhor maneira do usuário de drogas abandonar o seu vício é através do tratamento, mas muitas vezes a família não tem condições para bancar um atendimento particular. Nestes casos, é necessário buscar amparo nas clínicas gratuitas de dependência química.

Dependentes químicos em Salvador: clínicas gratuitas

595599 clinica gratuita dependentes químicos Salvador Clínica gratuita dependentes químicos Salvador Ponto de Encontro, no Centro Histórico de Salvador. (Foto:Divulgação)
Salvador, capital da Bahia, está se empenhando no combate contra a dependência química. Em 2012, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha participou da inauguração do ‘Ponto de Encontro’, um novo centro de atendimento gratuito aos usuários de droga.
Os dependentes que frequentam o Ponto de Encontro não recebem apenas atendimento clínico, mas também podem tomar banho e desfrutar de um prato de comida. Eles participam ainda de atividades de ressocialização.
O novo serviço de acolhimento aos usuários de drogas em Salvador está situado no prédio desativado da Escola Marquês de Abrantes, na Rua do Boqueirão, bairro Santo Antonio Além do Carmo, Centro Histórico.
Em Salvador, os dependentes químicos também são tratados pelo CONEN – Conselho Estadual de Entorpecentes. A unidade de atendimento gratuito fica na Quarta Avenida, 400, térreo, CentroAdministrativo da Bahia. O telefone de contato é (71) 3115-4330.
O Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas também oferece ajuda aos usuários de entorpecentes sem qualquer tipo de custo. A unidade está situada na Rua Padre Vieira, 39, Centro Histórico. O telefone para informações é (71) 3321-2508.
595599 clinica gratuita dependentes químicos Salvador 2 Clínica gratuita dependentes químicos Salvador O atendimento gratuito ampara os dependentes químicos carentes. (Foto:Divulgação)
Veja a seguir outros centros que oferecem tratamento gratuito contra drogas:
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Rua Thomaz Gonzaga , 123 , Pernambués.
CETAD – Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas
Rua Pedro Lessa, 123 , Canela.
Telefone: (71) 3336-1447
Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti
Praça XV de Novembro, s/nº , Terreiro de Jesus.
Telefone: (71) 3321-4888

Nenhum comentário: