sexta-feira, 8 de março de 2013

Celular: cuidados, como higienizar


Os aparelhos celulares são verdadeiros acumuladores de sujeira. Pesquisas apontaram que o celular tem mais bactérias do que as tampas de privadas, maçanetas ou solas de sapato! À primeira vista, essa informação pode parecer absurda. Porém, se analisarmos bem, veremos que ela faz muito sentido. Levamos nossos celulares a todas as partes. Usar este aparelho é tão comum, que mal percebemos onde os colocamos. Em todos os locais onde estivermos, o contato com bactérias será inevitável, principalmente em lugares públicos. É por isso que devemos tercuidados com o celular e higienizá-los, constantemente.
591382 Celular cuidados como higienizar.1 Celular: cuidados, como higienizarO celular é mais sujo de que um vaso sanitário (Foto: Divulgação)

Cuidados com o celular

A limpeza do celular é imprescindível. Ela deve ser feita, no mínimo, semanalmente. Mas alguns cuidados podem ajudar a diminuir a sujeira acumulada no aparelho. É indicado, por exemplo, usar uma capa para celular, que pode ajudar a protegê-lo de danos e também do contato com coisas sujas. A medida não resolve o problema, já que as bactérias irão se acumular na capinha; porém, isso evita o contato do aparelho sujo com os ouvidos. Quando estiver em bares, restaurantes ou outros lugares públicos, se não puder deixá-lo na bolsa, ao menos coloque-o sobre a mesa, usando a capa, que deve ser lavada ou desinfetada, semanalmente.
591382 Celular cuidados como higienizar.2 Celular: cuidados, como higienizarAs pessoas mal percebem o que fazem, enquanto usam o celular, que está sujo (Foto: Divulgação)

Como higienizar o celular

- para higienizar o celular, desligue o aparelho e aguarde alguns minutos. Remova as peças que puder, limpando-as com um tecido macio, umedecido com água e detergente neutro. Use um cotonete para limpar lugares mais difíceis. É importante não molhar as partes que não podem ficar úmidas. Isso deve ser feito com álcool;
- ao terminar, passe um lenço de papel ou algodão, para ajudar a secar. Em seguida, passe um pouco de álcool, em todas as partes e espere secar;
- após a secagem, monte o celular, espere dez minutos e, somente então, ligue-o novamente.
591382 Celular cuidados como higienizar.3 Celular: cuidados, como higienizarA limpeza deve ser, no mínimo, semanal (Foto: Divulgação)
  
Caso o aparelho seja do tipo touchscreen, é mais indicado usar toalinhas especiais para este tipo de tela, pois elas não riscam o aparelho e removem as bactérias. Caso não tenha esse material em mãos, você pode usar apenas algumas gotinhas de álcool, num pedaço de pano extremamente macio e, de preferência, que não solte pelos. Para limpar o celular touchscreen, basta fazer alguns movimentos circulares e suaves. Caso seja uma sujeira proveniente de algo que você derrubou na tela, basta fazer o mesmo, porém com apenas um pouquinho de água, enxugando, em seguida, com um lenço de papel. A higienização para bactérias, por outro lado, deve ser semanal e precisa de álcool, para desinfetar o aparelho.
Saiba mais sobre a sujeira do celular: Celulares possuem mais bactérias do que vasos sanitários
Veja como evitar contaminações em outros aparelhos: Fungos e bactérias em eletrodomésticos: como evitar

Nenhum comentário: