Rio -  Musa, rainha, madrinha de bateria. O cargo não é relevante para Valesca Reis Santos, a Valesca Popozuda: “Eu desfilo no Carnaval até empurrando carro alegórico”, diz a loura, musa do Salgueiro há três anos, escola que desfila amanhã. Mas a energia da folia nem sempre fluiu dessa maneira. Valesca quase desistiu do Carnaval, no primeiro ano em que foi rainha de bateria do Porto da Pedra, em 2009.
Loira é Musa do Salgueiro | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Loira é Musa do Salgueiro | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
“A mídia caiu de porrada em mim porque eu era funkeira. Achavam que eu não sabia sambar e só queria aparecer. Chorei com o que li, mas depois desencanei”, relembra. Sua fantasia deste ano representa o Photoshop, relacionado ao enredo da escola, Fama. “Não vou estar pelada, mas a roupa é transparente, tudo bem pequeno, mas luxuoso”, adianta Valesca, que tem medidas que dispensam o programa: 103 centímetros de bumbum, 98 de busto, 62 de cintura, bem distribuídos em 1,68 m de altura. “Quero secar, já perdi sete quilos. Não desejo ser mais grandona. Queria o corpo da Sabrina Sato, a japa é linda”, derrete-se.
A mudança de Valesca vai além do físico. Depois do Carnaval, a cantora deixa o grupo Gaiola das Popozudas, segue carreira solo e faz turnê na Europa. “Não falo outro idioma, mas sempre peço ajuda para alguém me ensinar uma frase sacana e mexer com o povo”, diverte-se.
Essa, aliás, parece ser a especialidade da moça. Por onde passa, Valesca atrai olhares, sorrisos e comentários eróticos. Será esse o motivo da canção ‘Mama’ (que fala abertamente de sexo oral), que ela canta com Mr. Catra? “Amo essa música. Ela me levou a lugares que eu jamais imaginei pisar um dia, boates tops. E não estourou primeiro na comunidade, não, foi na classe A”, garante Popozuda.
Mãe de Pablo, 13 anos, ela não proíbe o filho de ouvir seus sucessos. “Quando ele tinha 7 anos, um coleguinha disse: ‘Tua mãe é uma piranha’. Ele retrucou que pelo menos a mãe dele era gostosa, diferente da mãe do amigo, que era velha e gorda. Subiu chorando. Senti a dor dele e conversei. Hoje ele tira o meu trabalho de letra”, explica.
Valesca é mesmo surpreendente. A mulher que canta ‘Quero te dar’ deseja se casar na igreja, com um belo vestido de noiva. “Quem não sonha com isso? O par ideal é ‘Esse Cara Sou Eu’, de Roberto Carlos. Mas não nesse momento. Minhas prioridades são meu trabalho e o meu filho”, avisa a cantora.
Enquanto o par perfeito não vem, ela se vira. “Quem não tem homem, recorre a ‘brinquedinhos’. Se broxam comigo, eu pego um táxi, vou para minha casa e me divirto sozinha. Qualquer homem é facilmente substituído por um ‘brinquedo’”, garante ela.