Rio -  A escola União do Parque Curicica, que desfila na Série A, contratou um reforço com experiência internacional para comandar sua comissão de frente este ano: o coreógrafo Helder Satiro, de 36 anos, que fez parte da equipe que montou a apresentação do Brasil no encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. 
Helder ensaia com parte do grupo de 15 bailarinos: homenagem a Ogum e história sobre a origem do samba | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Helder ensaia com parte do grupo de 15 bailarinos: homenagem a Ogum e história sobre a origem do samba | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Ele, que também é dançarino da comissão de frente da Portela, que vai falar sobre malandragem, sempre esperou por essa oportunidade. “Sou dançarino de comissões de frente desde 2006, mas sempre sonhei em um dia poder montar a minha coreografia. O convite da Curicica foi uma surpresa em um momento feliz”, revelou Helder.
Ele revela que a experiência em Londres vai ajudá-lo neste momento. “Aprendi muito nos Jogos Olímpicos. A experiência me ajudou a saber melhor como lidar com um grupo grande de pessoas”, contou ele.

Mesmo sem querer revelar o segredo da comissão da Curicica, Helder adiantou que serão 15 bailarinos, todos homens, fazendo uma dança em homenagem ao padroeiros da escola, o orixá Ogum: “Vamos contar também a história da origem do samba”. Ele garante também que vai fazer uma coreografia tradicional, valorizando a dança.