Rio -  O exame de ultrassonografia é utilizado durante a gestação para acompanhar o desenvolvimento do bebê, identificar possíveis doenças ou complicações e as condições de saúde da gestante. O obstetra Alberto D´Auria, alerta que o ultrassom é imprescindível durante o pré-natal e que ele pode diagnosticar mais de cem síndromes fetais ou outras malformações de membros cardíacos, renais, e muitas outras.
Gerard Piqué publica ultrassom do filho | Foto: Reprodução Internet
Ultrassom ajuda a identificar possíveis doenças ou complicações do feto | Foto: Reprodução Internet
"Ele possibilita saber logo no início se a gestação está dentro do útero ou se é gravidez na trompa, se há alguma deformidade como, por exemplo, mola hidatiforme, ou, ainda, se é gestação múltipla, se tem descolamento do saco gestacional e se o embrião tem vida ou não", explica.
O exame deve ser feito pela primeira vez assim que houver a possibilidade da mulher estar grávida. "Na gestação de quatro semanas só aparece o saco gestacional, com cinco semanas existe um esboço do embrião e, com seis semanas, já aparecem os batimentos cardíacos do embrião, o que tranquiliza, em parte, o prognóstico da gravidez", esclarece o obstetra.
As mães ficam curiosas para saber o sexo do bebê, assim que descobrem da gravidez, mas é preciso ter paciência para o médico palpitar com mais exatidão. "Fazendo o ultrassom próximo de 13 semanas de gestação, se a posição do feto for favorável, já se pode suspeitar do sexo, porém sem certeza. Com 19 semanas já é possível visualizar o sexo do bebê", conta o, também, diretor médico da Cryopraxis.
Apesar de fazer a alegria de muitos pais com a possibilidade de ver a fisionomia do bebê mais detalhada, os ultrassons 3D e 4D têm imagem tri e tetra dimensional, respectivamente, e são utilizados para alterações em que exista a necessidade de programação cirúrgica intra útero e outras complicações. "Existe também o recurso do doppler, que é usado para avaliar vasos sanguíneos do útero, da artéria umbilical, artéria cerebral do feto.
Essa avaliação é muito importante, pois pode dar sinais de possíveis complicações da gravidez, como bem estar do feto intra-útero, doenças hipertensivas da gravidez, e pode também sinalizar a possibilidade de parto prematuro. Muitas vezes o doppler nos auxilia a decidir por uma cesárea, quando há sofrimento fetal importante, ressalta o obstetra.
Não há contraindicações na realização do exame, já que o aparelho utiliza ondas mecânicas com velocidade acima de 300m por segundo, é por isso, inclusive, que se chama ultrassom. É 100% seguro para a gestante e para o bebê.