Rio -  Ao contrário das previsões, o desemprego no país atingiu o menor índice em uma década para o mês de janeiro. Divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desocupação medida em seis regiões metropolitanas brasileiras ficou em 5,4% no primeiro mês de 2013, alta em relação aos 4,6% de dezembro de 2012, mas a mais baixa para o início de ano desde o começo da série, em março de 2002.
Integrante da equipe de recepcionistas, Ulisses Ferreira é um dos novos funcionários de um hotel que tem investido na ampliação da capacidade | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Integrante da equipe de recepcionistas, Ulisses Ferreira é um dos novos funcionários de um hotel que tem investido na ampliação da capacidade | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Como tradicionalmente acontece, a alta de desemprego de dezembro para janeiro é justificada pelo fechamento dos postos temporários de trabalho impulsionados pelo Natal. No contexto nacional, o Rio contribuiu para reduzir o cenário de desemprego aoaproveitar, principalmente, o embalo do verão no setor de serviços (hospedagem, alimentação e turismo), que proporcionou 36 mil novos postos de trabalho em um único mês. Do início de 2012 para o começo de 2013, a diferença foi de 83 mil — consolidando expansão de 7,6% dos empregos no setor de janeiro a janeiro.
Na expectativa por cenário mais pessimista, o economista Mauro Rochlin, do Ibmec Rio, alerta para os reflexos que podem ser sentidos nos próximos meses. “Ainda é um enigma. Os números do Caged apontavam para criação de empregos tímida. A expectativa era de queda. Afinal, crescimento menor (da economia) significa desemprego maior”, disse.
‘Quero fazer um curso e seguir carreira’
Contratado recentemente por um hotel, Ulisses Ferreira, de 21 anos, exemplifica a expansão dos postos de trabalho nas áreas ligadas ao turismo. “Era vendedor de calçados e estava desempregado. Hoje penso em fazer um curso de língua estrangeira e seguir carreira na área”, afirma ele, que trabalha como encarregado na recepção do Hotel Gallant, na Praça da Bandeira.
1,7 mil vagas na cidade
Reforçando a tendência de estabilidade no mercado de trabalho, quase 1,7 mil vagas estão abertas em duas grandes empresas do Rio.
A Atento, companhia de call center, está com 892 vagas disponíveis para a função de teleoperador somente na Cidade Maravilhosa. Interessados devem se candidatar no site da empresa (www.atento.com.br).
Já os supermercados Guanabara oferecem 764 vagas para 16 cargos, entre funções de nível básico ao médio. Inscrições acontecem na Estrada Gen. Americano Freire 201, em Padre Miguel, às 8h, segundas e quartas.