Rio -  É muito comum encontrarmos pessoas endividadas no começo do ano, devido aos gastos exagerados nas festas de Natal e Ano Novo. Para quitar as dívidas, é preciso ter organização e controle para gastar o mínimo possível e evitar, assim, a aquisição de novas pendências. A melhor opção para se livrar das dívidas é tentar negociar com o banco um desconto no valor da pendência ou o parcelamento da dívida sem juros.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Comecei o ano cheio de dívidas no cheque especial e cartão de crédito. Tenho que quitar cerca de R$ 3 mil, mas não sei por onde começar. Meu salário é em torno de R$ 1 mil, mas é praticamente engolido pelos gastos mensais. Existe saída?”
Luiz, Olaria

Fim de ano, presentes, promoções, etc. Tudo isto estimula o alto nível de endividamento pessoal e familiar. O ideal é que antes de começar a gastar, se estipule um percentual de seus recursos para as despesas fixas mensais de sua família, como condomínio, aluguel, água, telefone, luz, escola e supermercado. No fim do ano, já se organize também para despesas do ano seguinte, como IPTU, IPVA e material escolar das crianças.
No seu caso, já com o endividamento, procure “fechar as torneiras”. Isto é, corte tudo o que não for extremamente necessário. Pare de fazer dívidas e relacione todas as suas pendências de pagamento. Dê prioridade para quitar as contas dos cartões de crédito e cheque especial. Caso você tenha algumas pendências como parcelas de casa própria ou automóvel, também coloque- as como prioridade.
Só anotando todos os seus gastos é que você terá a real noção da sua dívida e de como poderá resolvê-la. Separe parte da sua renda para os gastos essenciais para a sua família. O que sobrar terá que servir para quitar dívidas.
Pague as dívidas menores primeiro e, nas maiores, tente negociar, reduzindo o valor e, se possível, parcelando o pagamento sem juros. Evite ao máximo pegar dinheiro emprestado, seja ao banco ou de outras formas. Por fim, conscientize-se para não fazer novas dívidas até seu orçamento estar equilibrado.
Ajuste sua vida financeira nestes primeiros meses para ter mais tranquilidade durante o ano.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos