Rio -  Aposentados e pensionistas do INSS estão cada vez mais endividados. Só no ano passado, os segurados pegaram R$ 31,6 bilhões em empréstimos consignados nos bancos conveniados com a Previdência. O montante emprestado pelas instituições financeira vem crescendo.
Entre 2009 e 2012, por exemplo, o aumento no volume de recursos foi de 39,29%. A alta dos números se dá por dois fatores: a queda do poder aquisitivo dos aposentados e juros baixos. O teto do consignado está em 2,14% com parcelas de até 60 meses.
Juros baixos acabam atraindo os aposentados para fazer empréstimo | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Juros baixos acabam atraindo os aposentados para fazer empréstimo | Foto: Severino Silva /Agência O Dia
A presidenta da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar, criticou a situação em que os segurados se encontram. Ela reivindica que o governo baixe a margem consignável dos atuais 30% para 20%. “É preciso limitar o acesso ao consignado. Os aposentados estão cada vez mais endividados. Estamos com os benefícios defasados desde 1991, quando houve a desvinculação dos benefícios maiores do salário mínimo. Amargamos, desde então, defasagem de 130%”, estima.
Segundo Yedda, é muito comum o aposentado pegar empréstimo e sem acabar de pagar todas as parcelas, renegocia a dívida e já entra novo financiamento. “Vira uma bola de neve. O aposentado não consegue acabar de pagar nunca o empréstimo que pegou”, reclama a presidenta da federação do Rio.
A quantidade de operações de crédito consignado feitas por aposentados do INSS também vem crescendo. De 2009 até o ano passado, a alta foi de 10,5%, passando de 9,5 milhões de contratos para 10,5 milhões em 2012.
FUNCIONAMENTO NORMAL
Em resposta a reclamações de aposentados, o banco Santander informou que asagências do Largo do Bicão funcionaram normalmente ontem. Segundo o banco , em razão dos desfiles de Carnaval, “algumas agências estão com proteção na fachada, para manter a qualidade do atendimento”.