Rio  Grande do Sul -  Alguns pais de vítimas da tragédia de Santa Maria tiveram que passar por um sofrimento adicional. Retirar roupas e objetos dos filhos de apartamentos da Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria. Dos 104 alunos da UFSM que morreram na boate Kiss, nove viviam nos alojamentos.

Um dos coordenadores da CEU, Evandro Both, 24 anos, estudante de História, diz que parentes dos mortos já liberaram quase todos os quartos que eles ocupavam. Apenas um ou dois ainda estão com pertences de vítimas.

Casa do Estudante está com vários símbolos em sinal de luto | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Casa do Estudante está com vários símbolos em sinal de luto | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Mas a coordenação sabe que enfrentará outro problema: alguns dos companheiros de quartos dos antigos moradores deverão pedir para trocar de alojamento. A maior parte dos apartamentos da CEU têm capacidade para duas ou seis pessoas. Dois dos mortos dividiam a habitação com apenas um outro colega. Both acha quase inevitável que estes alunos, que tanto conviviam com as vítimas, queiram ir para outro local.

No início da próxima semana, haverá uma reunião com todos aqueles que moravam com alunos que morreram na Kiss. Com a interrupção das aulas por uma semana, a grande maioria dos moradores dos alojamentos voltou para suas cidades.

“Vamos ver como eles vão reagir depois desta tragédia. Não sei se vão pedir para trocar de quarto. É provável que tenhamos que pedir ajuda psicológica à universidade” diz Evandro.